quarta-feira, março 10, 2010


"Orgulho Sportinguista"
(Parte 1)

Ao fim de 40 anos, 3 de Julho 1969, recordamos aqui a primeira vitória de um ciclista português numa etapa do Tour de França, Joaquim Agostinho foi o autor dessa proeza. Foi na quinta etapa, percurso Nancy-Mulhouse, que o ciclista português fez história no ciclismo português e no desporto nacional.

Este foi simplesmente o primeiro Tour (1969) em que Joaquim Agostinho participou, terminando nesse ano na geral num honroso 8ºlugar.

Venceu 3 voltas a Portugal.
6 vezes campeão nacional de estrada.
2 vezes terceiro classificado no tour de France.
2º lugar na Vuelta.

De registar também que o Sporting venceu 13 voltas a Portugal.

Acrescentar que outro ciclista do Sporting venceu uma etapa do Tour de France de seu nome Paulo Ferreira.

Para terminar dizer que outro ciclista formado no Sporting, Marco chagas é o ciclista português com mais vitórias em voltas a Portugal. venceu quatro vezes, duas com a camisola do Sporting, uma com a do Porto e a outra ao serviço da Mako Jeans.

Continua...

2 comentários:

Alfredo Nogueira disse...

So falta ver a modalidade do berlinde e do botão...meu deus...isto esta cada vez pior...ja tenho saudades de quando o porto andava na frente e o benfica pelas ruas da amargura...assim é que era bom, falava-se de futebol...ja agora vejam corridas de carrinhos de rolamentos...

Cristiano Moreira disse...

Temos falado todas as semanas de futebol e como te deves lembrar tenho dito e redito que este ano o Benfica pratica o melhor futebol cá do burgo.
Os sportinguistas sentem muito orgulho no seu clube e pelo futebol ainda mais, temos muito com o que nos orgulhar, como futuramente verás.

Tenho a certeza que os benfiquistas e portistas também sentem orgulho nos respectivos clubes e com razão e acho que sentem carinho e respeito pelas outras modalidades.