sábado, março 27, 2010


16ª Edição da rubrica “Paineleiros” (27-03-2010).

No seguimento da alternância que a Taverna Livre têm vindo a efectuar e não havendo matéria para analise da analise vou me debruçar esporadicamente por assuntos que movimentam presentemente o nosso panorama futebolístico.

Referências:

Decorridas as Competições Europeias, com a presença do Benfica e Sporting que se saldou com o grandioso apuramento do Benfica em Marselha e com o Sporting a derrapar infelizmente em casa com o A.Madrid quando tinha tudo para seguir. O Benfica praticou um futebol avassalador e em tudo quase perfeito, abrindo uma perspectiva alargada de uma final em Hamburgo, independentemente de o próximo adversário se chamar Liverpool. De imediato a Final da Taça da Liga (Calsberg) onde foram intervenientes o Porto Vs Benfica que se saldou por 0-3.Foi um jogo interessante, com um resultado justo, embora esta competição não tinha muito significado para alguns clubes e adeptos mas que derivado às circunstâncias este ano era de prioridade máxima. Neste jogo também foi muito interessante de seguir durante noventa minutos pois dois jogadores que eu conto com eles para ser Campeão Mundial de Selecções, nomeadamente B.Alves e R.Meireles tiveram um desempenho notável. Nesta final vai ainda um realce muito negativo para as claques e para aquilo que fazem, sejam elas do Porto ou de outros clubes, pois só numa semana tivemos vários exemplos como é esta praga. Compete aos cidadãos exercer a sua cidadania e combater este tipo de situações.

FRASES:

Salema Garção foi claro. "O Simão deve ser recebido como o Atlético Madrid, isto é, num ambiente extremamente difícil".

( é com este tipo de declarações e incentivos que as claques ganham força, lamentável no mínimo).

João Braga relativamente aos Vimaranenses: "javardos e minhotos de terceira categoria".

(mais um bom incentivo. Cem comentários).

A minha Analise:

Caso Hulk e Cº:

Agentes: Os dirigentes e funcionários dos clubes, jogadores, treinadores, auxiliares-técnicos, árbitros e árbitros assistentes, observadores dos árbitros e delegados da Liga, médicos, massagistas e, em geral, todos os sujeitos que participem nas competições profissionais organizadas pela Liga ou que desenvolvam actividade, desempenhem funções ou exerçam cargos no âmbito dessas competições.
Os Stweards são contratados para desempenhar as funções de segurança no evento (jogo) e se não houver segurança, pública e privada o jogo não se realizará.

CJ da FPF:

O CJ da Federação, interpretou os factos (no caso de Hulk e Sapunaru) como interpretou a Comissão Disciplinar da Liga ou seja, as agressões foram confirmadas, dando-se a alteração dos castigos, motivada por interpretação da lei desportiva.
Entende o CJ da Federação que um steward não é um agente desportivo e portanto não se aplica o regulamento criado para punir agressões a agentes desportivos.
O que fica claro depois da decisão do Conselho de Justiça da Federação é que agredir stewards, polícias, bombeiros, público em geral ou jornalistas não é coisa assim muito grave.
Será mais grave a agressão de um jogador de futebol a um agente desportivo do que a agressão de um jogador de futebol a um adepto? Ou a um polícia? Ou bombeiro? Ou steward? Porquê?
Para o Conselho de Justiça da FPF (tal como para a CD da Liga, aliás) foi muito mais grave a tentativa de agressão de Vandinho ao adjunto de Jesus do que a agressão de Mossoró ao Cardoso e do que Hulk e Cº a um stewards.
A tentativa de agressão de Vandinho ao treinador adjunto de Jorge Jesus custou-lhe uma suspensão por três meses, mas se o jogador tivesse agredido um steward, um bombeiro ou até num qualquer polícia já estava a jogar. Porquê? Porque o adjunto é um agente desportivo; um steward não, tal como o polícia, o bombeiro ou o adepto.

Fernando Mendes agrediu um bombeiro e foi suspenso por três meses.

No futebol português não é a agressão que interessa; o que interessa é quem é o agredido.

Frase espantosa do CJ da FPF "...não os consideramos (steward) agentes desportivos pelo que, à falta de melhor, serão enquadrados como público".

Nota: A justiça é como é ou seja, está como está. Recentemente na justiça civil um Gang por assaltar casas apanhou 18 anos de prisão e um pai por matar uma filha apanhou 16 anos.

Participem na Liga.
Saudações Desportivas e não só.
Até breve.

7 comentários:

Cristiano Moreira disse...

"Fernando Mendes agrediu um bombeiro e foi suspenso por três meses."
Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.

Bessa de Sousa disse...

Javi Garcia agrediu um jogador do Maritimo (esta época) e apenas panhou um jogo!

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...

O Vandinho já foi suspenso à cerca de 2 meses e só agora os benfiquistas se precupam com os castigos dos jogadores de Braga. Porque será?

Saudações!

RUI RODRIGUES disse...

mas quem tem a razao a liga ou federaçao? voces sabem?

Pedro disse...

Isso da razão depende muito das "camisolas" !

RUI RODRIGUES disse...

ou da forma como se quiser ver as coisas...

Pedro Monteiro disse...

talvés ninguém tenha razão, mas daí até deixar o jogador suspenso preventivamente.... O normal é o jogador ficar de fora um jogo após o acto e se o castigo nao sair pode jogar até k o castigo saia... então aí cumpre os restantes jogos...

RUI RODRIGUES disse...

amigo pedro monteiro:

a suspensao preventiva, foi aprovada em assembleia de liga na qual o FCP votou a favor e, ja agora diga-se o SLB se absteve.