segunda-feira, maio 12, 2008

Obrigado Maestro!

Aos 87 minutos do Benfica-Vitória de Setúbal terminou a carreira do "maestro". Rui Costa despediu-se dos relvados no jogo que as águias venceram por 3-0 mas que só dá direito ao 4º lugar no campeonato. «Acabo exausto, acabo cansado, mas acabo feliz, no meu Estádio, junto à minha gente». Palavras do 10 encarnado no discurso que fez aos adeptos, em pleno relvado da Luz, depois de ter dado a volta de honra ao recinto debaixo do aplauso de mais de 54 mil espectadores.
É um obrigado por todos os momentos magicos que nos brindou ao longo da sua carreira, nao só no benfica e na selecçao nacional mas tambem em italia onde espalhou a magia nos relvados com a camisola "viola" e "rossoneri"...
Lembro-me como se fosse hoje, no final do jogo salgueiros-benfica na Maia em 1994 me deu um autografo...fiquei radiante, era um idolo e ja uma grande promessa do futebol mundial...e cumpriu a sua missao! terminou ontem perante o universo benfiquista e todos os que gostam de futebol... como diz Luis Figo “o Rui é um jogador único e merece o aplauso de todos aqueles que gostam de futebol, independentemente das suas cores” e como escreveu Antonio Pedro Vasconcelos (2000) :
"No fundo, há apenas duas espécies de grandes jogadores - e estamos a falar das vedetas, daqueles que ficam para sempre na memória dos adeptos: os temperamentais, que jogam como se cada jogo fosse um ajuste de contas com a vida, uma vingança das feridas da infância, jogadores para quem cada vitória é uma vitória sobre o infortúnio. São revoltados, arrogantes, conflituosos, indisciplinados - e geniais. Chamam-se Maradona, Stoitchkov, Gascoigne, Cantona.
E depois há os outros: os que jogam com o coração, os que agradecem o dom que Deus lhes deu para jogar à bola, que transmitem felicidade ao jogo e tranquilidade à equipa. Esses, que não são menos geniais, chamam-se Pelé, Eusébio, Platini, Roberto Baggio. E Rui Costa.
Foi um miúdo feliz, e isso irá marcar o seu carácter e a sua carreira. Como todos os miúdos da sua idade, ele dormia com a bola ao lado do travesseiro e sonhava um dia ser como Maradona, como Platini ou com Van Basten. As aulas eram apenas um interminável intervalo para os recreios, onde se improvisavam jogos em que se consumiam as sapatilhas e se sonhava com a glória.
É um número 10 nato, um jogador completo, como eram Platini e Maradona. E tem um estilo. Com as meias abaixo das caneleiras, para voar melhor pelo terreno, Rui Costa olha sempre em frente e joga com a cabeça no ar, à procura do melhor espaço para lançar o ataque ou da ocasião ideal para um arranque ou um remate certeiro, um jogador que finta em corrida, que joga com os dois pés e que precisa de liberdade no terreno."
Enfim..OBRIGADO MAESTRO!!!
Bilhete de Identidade:
RUI Manuel César COSTA
Idade: 36 anos (29-03-72)
Naturalidade: Lisboa
Altura: 1,80m
Peso: 80 kg
Dados Futebolísticos:
Posição: Médio
Internacional:Portugal
Palmarés: Campeão do Mundo Sub-20 (1991), Liga Portuguesa (1993/94), Taça de Portugal (1992/93), Taça de Itália (1995/96, 2000/01 e 2002/03), Supertaça de Itália (1995/96 e 2003/04), Liga dos Campeões (2002/03), Supertaça Europeia (2003), Campeão Italiano (2003/04).

9 comentários:

Anónimo disse...

mas o k é isto????!!!!!


pelo amor de deus!!!!!!

RUI RODRIGUES disse...

éhhh pa nao gostas nao comas!!! que eu saiba isto é um espaço livre onde todos os treinadores podem expressar os seus pensamentos e opinioes...e faço-o sem me esconder atras do anónimato!

Anónimo disse...

e este foi o campeonato do benfica!!!

:) coitados dos mouros

é uma alegria ve-los

Anónimo disse...

um bom jogador sim senhora, mas um palmarés muito fraco... não teve muitas alegrias como outros da geração dele, como por exemplo o v. Baia ou até mesmo o Fernando Couto...

RUI RODRIGUES disse...

SIM DE FACTO CONCORDO QUE UM JOGADOR DA CATEGORIA DO RUI COSTA PODERIA TER UM PALMARES BEM MAIS RECHEADO, PENSO QUE O FACTO DE TER IDO PARA A FIORENTINA EM VEZ DE BARCELONA E POR LÁ TER FICADO VARIAS EPOCAS LHE ROUBOU A OPORTUNIDADE DE ARRECADAR BEM MAIS TITULOS...COMO VITOR BAIA,PAULO SOUSA OU FIGO.
QUANTO AO OUTRO COMENTARIO QUE AQUI É FEITO SOBRE O BENFICA/MOUROS...MAIS UM ARROGANTE INFELIZ QUE CONFUNDE AS COISAS,O POST NAO É SOBRE O BENFICA,EU SEI QUE TIVEMOS UMA EPOCA DESASTROSA EU PROPRIO FIZ REFERENCIA AO 4ºLUGAR NO POST...MAS PRONTO, NAO POSSO EVITAR QUE ALGUNS PARASITAS AQUI VENHAM COMENTAR COISAS QUE NADA TEM A VER COM O POST QUE É SOBRE O RUI COSTA...ENFIM DEUS FOI TREMENDAMENTE INJUSTO QUANDO DISTRIBUIU PELO HOMEM O BOM SENSO E A INTELIGENCIA...ALGUNS FICARAM COM MENOR QUANTIDADE!

Bessa de Sousa disse...

Acho que o Rui Costa foi um excelente atleta e como homem foi exemplar e teve o talento e a capacidade de desenvolver uma “marca” que em parte suplantou o nome do clube onde viria a terminar a sua carreira futebolística.

Outros atletas da sua geração, de igual talento, com carreiras recheadas de vitórias, como são os casos de Paulo Sousa, Luís Figo, Fernando Couto, Jorge Costa, Vitor Baia, etc. nunca conseguiram criar essa mística em volta do seu nome e, segundo asseguram alguns eruditos, o que determinou esse fenómeno… foi o fado português… a tristeza que invade a alma da nação benfiquista tão carecida de vitórias.

Eu enquanto Portista reconheço os méritos da carreira do Rui Costa mas não me importava de o continuar a acompanhar por mais algumas épocas como jogador do Benfica se ele obtivesse o mesmo sucesso desportivo que obteve nesta sua passagem pelo seu clube do coração !!!

Saudações desPortistas !

RUI RODRIGUES disse...

independentemente dos (fracos)resultados desportivos, a naçao benfiquista teria a obrigaçao de prestar esta homenagem a rui costa e porque merece,fossem esses resultados bons ou maus a homenagem era feita na mesma.agora parece é por outras bandas estao tentar fazer o contrario,só porque os resultados desportivos de rui costa/benfica foram maus, estao a tentar escamotear o brilho dessa grande ESTRELA do futebol MUNDIAL que é RUI COSTA.
tomara o futebol portugues muitos como ele,como futebolista e como pessoa.

Anónimo disse...

Amigo Rui e o Mister Eriksson será mais uma Lotaria? E Rui Costa ainda nada provou na sua nova função!!! Começará a carreira directiva metendo logo a “pata” na poça?

Como tudo indica, Eriksson vai ser o novo treinador do Benfica. Vai custar uma fortuna e segundo se diz, também vai assinar um contrato por três anos.

Eriksson fez história no clube da Luz. Granjeou a simpatia de uma boa parte dos benfiquistas, mas isso já aconteceu há mais de 10 anos e não há qualquer garantia de que velho Erikson vai ser tão bom como foi o novo Eriksson.

Muito pelo contrário: nos últimos anos, o técnico sueco não se pode orgulhar do trabalho apresentado. Falhou em todas as frentes em que esteve e envolvido e isso pode constituir um risco muito grande para o clube devido ao tamanho da indemnização a pagar caso as coisas não corram bem.

A contratação de Eriksson, bem analisada é uma lotaria e uma esperança baseada numa experiência do passado.

O Benfica não tem espaço para continuar a falhar. Um contrato mais reduzido em tempo, seria mais seguro para o clube.

Mas, também é verdade, que o risco também persegue Eriksson.
Depois do técnico sueco ter falhado na sua campanha inglesa, se falhar no Benfica as coisas complicam-se ainda mais e no clube da Luz, como tem ficado provado, não é nada fácil o trabalho de um técnico, não pelo que desenvolve em campo, mas sobretudo, porque não há dirigentes capazes para apoiar o futebol e Rui Costa ainda nada provou na sua nova função.

RUI RODRIGUES disse...

Bem...primeiro vou voltar a referir que o meu post foi sobre rui costa enquanto jogador de futebol, carreira essa acima de qualquer tipo de suspeita, agora tudo o resto que se possa comentar daqui para a frente é fazer futurologia.
mas como o seu comentario embora nao se refira ao proposito do meu post (o adeus do rui costa aos relvados) ao contrario de outros comentarios anterirores, o seu é mais interessante e sério e por isso promove o debate:
ora rui costa ainda nao começou a trabalhar, agora nao deixo de ter algum receio quanto ao futuro, nao muito até pela sua falta de experiencia nos meandros(porque tambem nao tou á espera que este seja mais uma mafioso da bola...ha que mudar)mas é conhecedor do mundo futebol...Aquilo que realmente me preocupa é que nao tenha o devido apoio da direcçao e liberdade para trabalhar, receio que que rui costa venha a ser um "bode espiatório" para a má politica desportiva de LFV porque vai ser ele a dar a cara (alias como no presente tem sido ele,chalana...foi camacho) enquanto o presidente se tem refugiado e insiste apenas em lançar farpas para a concorrencia...
Quanto a questao do treinador (se for eriksson): é efectivamente uma pessoa com carisma no clube,mostrou trabalho no passado...(será mais um D.Sebastiao?) quanto ao futuro o tempo o dirá! o facto achar que o contrato devia ser de duraçao mais reduzida..aí nao estou de acordo, até aqui foram e sem resultados praticos, o benfica precisa de um projecto que de tempo para criar uma boa equipa onde nao entrem e saem contentores de jogadores, contratar de forma rigorosa e em 2/3 epocas apenas dar uns retoques, vejam o caso do FCP (ainda que tenho uma estrutura solida) em 3 anos formou uma equipa nova e agora apenas vai retocando ou substituindo algum jogador vendido mas a base da equipa é a mesma das ultimas 2 epocas.
Agora é evidente que muita coisa terá que mudar dentro do futebol do benfica,organizaçao interna,uma nova politica de aquisiçoes, a exploraçao das camadas jovens, um bom treinador...enfim todas essas coisas que forma uma estrutura forte.
Aguardo pelo futuro de rui costa e do benfica, o tempo é sempre bom conselheiro!
pronto aqui esta a minha resposta, tenho pena que as pessoas nao se identifiquem mas do mal o menos, ao menos que haja bom senso, e assim puderei animar este blogg.
Saudaçoes desportivas e até sabado!