quarta-feira, maio 12, 2010

Artigo 2

Finalidade da Liga de Treinadores de Bancada do Marco (LTBM)
A LTBM tem os seguintes objectivos fundamentais:
Promover a confraternização e fortalecer os laços de amizade entre os Treinadores;
Representar os interesses dos treinadores da LTBM;
Promover a formação cultural e humana dos seus membros através de actividades socioculturais, recreativas e desportivas;
Desenvolver a cooperação e solidariedade entre os treinadores da LTBM;
Promoção, organização e gestão de diversas actividades desportivas.

Saudações desportivas,
não é por acaso que aqui cito um dos artigos fundamentais da nossa liga, é por dois motivos fundamentais. O primeiro é por estarmos no final de mais uma época (parabéns ao justo vencedor, Sr. Rui Correia) e o outro é que por vezes me parecer que este artigo é esquecido.
Aquilo que este artigo contempla não deveria ser apenas e só regulamentador do comportamento dos constituintes da liga mas também algo gravado incondicionalmete na atitude de todos os indivíduos que inevitávelmente vivem em sociedade. Pois viver em sociedade implica o dever de respeitar a integridade e o espaço do próximo, o que concerne o direito de ser respeitado no seu espaço e na sua integridade.

Assim sendo, ocorre-me publicar este texto pois sou assíduo, salvo raríssimas ocasiões, à 3ª feira, do jogo da bola, e se calhar mais do que ninguém assisto algumas vezes à violação deste artigo.

Meus senhores, já aqui há algum tempo, escrevi algures que as actividades desportivas da liga não deveriam ser utilizadas para libertar as frustrações quotidianas dos indivíduos. No entanto, assiste-se inúmeras vezes a faltas de fair-play, e actos que podem em última análise lesar fisicamente os intervenientes.

Sei que o futebol e um jogo duro, mas a 3ª feira NÃO é uma competição!! Actualmente verifica-se dificuldade em arranjar jogadores para formar duas equipas, será que a violação, por parte de alguns, do art.2 levou a que muitos deixassem de ir jogar à 3ª??

Vou dar exemplos: quando alguém comete uma falta sobre um adversário e lhe vira as costas; quando alguém sofre uma falta e aguarda anciosamente oportunidade para ripostar; quando alguém, como ainda esta 3ª assisti, comete uma falta, pede desculpa e o outro lhe sacode a mão; ou ainda quando alguém sofre uma falta e há sempre quem diga " e na semana passada que me acertaste aqui na canela e não foi falta"; ou quando alguém sofre uma falta e dispara um livre a 2 metros da barreira só para "queimar"e mostrar "força".

Eu não sou jogador de futebol, nunca fui, apenas participo na 3ª feira pelo exercício e pelo convívio, mas muitas vezes já equacionei deixar de ir devido a estas situações que sistemáticamente se repetem.

Não estou a mandar recados a ninguém, estou só a relembrar o artg. 2 que é a substância aglutinadora da liga, pois no fim de cada actividade deve realizar-se um balanço, este é o meu.
Cabe a cada treinador, e ao núcleo duro, zelar para que este artigo seja mantido e cumprido.

Sem este artigo a liga não faz sentido!!

Cumprimentos
Rui Madureira

2 comentários:

zé carvalho disse...

caro amigo rui é de salutar a sua coragem, kem nao se sente nao é filho de boa gente e como somos uma familia de amigos tal deveria imperar esse artigo, k da pelo nome de liga de amigos.mas ao k pareçe á pessoas k ainda nao o entenderam,dai alguns alguns problemas existentes. subscrevo tudo k disse.

RUI RODRIGUES disse...

acho que tens toda a razao, nao é por acaso que cada vez é mais dificil juntar um minimo de dez treinadores para jogar, enquanto certas pessoas nao perceberem que aquilo é para praticar um bocado de desporto e divertimento, e nao um local para descarregar agressividade...chegará o dia que serao poucos a comparecer.

saudaçoes desportivas