sexta-feira, abril 23, 2010
















Uma vez que o hóquei tem uma grande importância no nosso concelho e, também, pelas funções e responsabilidades que um dos nossos treinadores assume no HCM, fixo aqui um artigo, hoje publicado, no Página 1, o jornal online da Renascença, que desde já aconselho a visitarem:

http://mediaserver.rr.pt/rr/others/82122898635fa1.pdf

FC Porto sempre “a abrir”
» Sílvio Vieira

Bi, tri, tetra, penta, hexa, hepta, octo, eneacampeão. O FC Porto está a um pequeno passo de revalidar o título de campeão de hóquei em patins, pelo nono ano consecutivo. Para isso precisa de conquistar um ponto nas últimas seis jornadas, ou seja, se amanhã não perder com a Oliveirense resolve a questão.

São épocas sucessivas a correr sobre patins e sem oposição à altura. Triunfos que levantaram a questão de uma suposta falta de competitividade, mas o treinador, Franklim Pais, explica que “ao longo dos anos, o campeonato foi disputado em diversos modelos – desde o play-off até à definição de duas fases, com a perda de metade dos pontos na segunda parte da época – mas nós fomos sempre os mais regulares”. Além disso, ressalva,“o plantel do Benfica, por exemplo, é quase todo
da selecção nacional”.


“É sempre a abrir”, resume Pedro Moreira à Renascença. O hoquista tinha 16 anos quando o FC Porto conquistou,em 2002, o primeiro título desta sequência. Como sénior, foi sempre campeão nacional e já é difícil encontrar formas originais de festejar. Por ora, “uso nove dedos, mas quando chegarmos aos onze… Bem,temos que começar a contar com os pés”, gracejou.

Os crónicos campeões não estão demasiado habituados a vencer e explicam que o segredo está na união do balneário e no trabalho que realizam em casa. Motivados para vencer sempre, reconhecem que a conquista do título de campeão europeu ficaria muito bem a esta equipa. O FC Porto está na final a seis da Liga dos Campeões que se realiza, entre 27 e 30 de Maio, na cidade italiana de Valdagno.


Não é uma questão de “se” mas de “quando” é que o Porto vai festejar o eneacampeonato. Precisa de um ponto, em seis jogos. Conquistou uma vantagem de 17, nas 20 jornadas já realizadas. É um filme com final antecipado, mas, pegando na despedida de Pedro Moreirano fi nal da conversa, tem “continuação”.

Sem comentários: