segunda-feira, setembro 02, 2013


Camisolas de 1 a 11, bigodes bem tratados e grandes recordações.É disso que aqui iremos falar.Gente que com a sua classe "perfumaram" os nossos relvados de tal forma que deixaram de ser meros atletas para se tornarem autênticas instituições.




Este Football Vintage será uma homenagem a um dos melhores jogadores que passaram pelo nosso campeonato.

Anderson Luís de Souza, mais conhecido por Deco. Um mago dos relvados, dotado de uma classe enorme , uma técnica impressionante e uma capacidade de improvisar incrível.

Chegou a Portugal na época de 1997/1998 pelas portas do Benfica, onde nunca singrou, acabando até por ser emprestado nessa mesma época para o satélite do clube da Luz, o Alverca.

Dispensado na época seguinte ruma ao Salgueiros, onde rapidamente se destaca e mostra qualidades para outros voos, o que leva o Futebol Clube do Porto a o recrutar na abertura de mercado de Janeiro.

É no Futebol Clube do Porto que Deco se assume como um "mágico da bola", apesar de estar de nessa primeira meia época de dragão ao peito a sua posição estar ocupada por Zahovic.

No ano seguinte Zahovic sai para o Olympiacos, e Deco assume o papel de maestro no Porto.

 Com um estilo inconfundivel, Anderson Luis de Souza   perfumou os relvados nacionais e internacionais com a camisola do Futebol Clube do Porto, Barcelona, Chelsea e Fluminense.

A titulo individual conquistou o prémio de melhor jogador da UEFA em 2003/2004, o prémio da UEFA para melhor médio em 2003/2004 e 2004/2005 , e o segundo lugar no Ballon D'Or em 2004.

Pelos clubes que passou também venceu inúmeros títulos. 

No Futebol Clube do Porto venceu uma UEFA Champions League, uma UEFA Cup, três campeonatos nacionais, três taças de Portugal e duas supertaças Cândido Oliveira. 

Já no Barcelona venceu duas ligas espanholas, duas supertaças de Espanha e uma UEFA Champions League. 

Ao serviço do Chelsea venceu uma liga inglesa, uma FA cup e uma supertaça de Inglaterra.

Terminada a sua carreira na Europa ruma ao Brasil para representar o Fluminense onde continuou o seu ritual de vencer, acrescentando ao seu currículo um campeonato carioca e dois "brasileirões". 

A título pessoal arrisco me a afirmar que Deco foi o melhor jogador que passou pelo campeonato Português.


2 comentários:

Tiago Almeida disse...

Já deixa muitas saudades, um verdadeiro tratado da bola!

Bessa de Sousa disse...

DECO

Fabulástico jogador, merece inteiramente este Vintage.