quinta-feira, setembro 24, 2009

As minhas reflexões, por Carlos Barros

Como habitualmente, gosto sempre de me inteirar de tudo o que se passa na liga, seja através dos meus amigos treinadores, seja através do blogue. Depois de tomar conhecimento, ao longo das últimas semanas, de determinadas afirmações que se têm feito, decidi fazer algumas reflexões sobre vários temas.

Na última Taberna Livre, foi dito que os treinadores lêem maioritariamente só o artigo 20 do Regulamento Interno. Parecendo-me que tal afirmação tem muito de verdade, o Núcleo Duro teve o cuidado, de enviar aos novos treinadores, admitidos na primeira reunião e que indicaram endereço electrónico, um email que dizia entre outras coisas o seguinte:

“Junto se envia o regulamento interno que deve ser lido, principalmente o artigo 20. O artigo 1 e 2 devem também ser cuidadosamente lidos.”

Foi por o Núcleo Duro ter a certeza da importância desta informação, que a disponibilizou aos novos treinadores.

Ainda na última Taberna Livre foram proferidas algumas ideias, tais como:

Existem simplesmente algumas pessoas, que podem não ter a capacidade, de ouvir a opinião dos outros treinadores; O Núcleo Duro deve ter a capacidade de ouvir todos os treinadores; Existe a política do quero, posso e mando de alguns membros do Núcleo Duro? ; Acho que havia um espaço para o meu, para intervir, não só contra o sistema, a favor do sistema,…; Também é bom da verdade que existem três, dois conectados com o poder.

Gosto de brincar e de brincadeiras, como as faço, também as aceito. Mas há determinadas insinuações ou ideias que não posso admitir. A ideia que o jogo está a ser adulterado, ou que alguém está a fazer batota, devem ser coisas do passado, pois actualmente o Núcleo Duro tem o cuidado de ser o mais transparente possível. A ideia que na liga não existe democracia, que existe sistema ou poder, assusta-me, não compreendendo tal pensamento.

Quanto à ideia que o Núcleo Duro não ouve a opinião dos treinadores, não é correcta. Ainda no último defeso, em reunião do Núcleo Duro, foi discutida uma proposta do treinador José Manuel Reis “Mané”. Se os treinadores não emitem a sua opinião ou fazem sugestões, não cabe ao Núcleo Duro obrigá-los a tal.

Seja em posts, pasquins ou semanários, há lugar para todos. A pluralidade de ideias e opiniões é fruto da democracia. Não me lembro, que esta minha opinião não tinha sido aplicada pelo Núcleo Duro.

Se a solução para uma maior transparência, para uma maior democracia, para que o poder acabe, passa por dar o lugar a outros, não há qualquer tipo de problema, pois “vendo” o meu lugar no Núcleo Duro pelo “preço” que o comprei. Estou no Núcleo Duro porque um grande número de treinadores assim o quiseram.

Sempre fiz e farei tudo o que estiver ao meu alcance em prol da nossa grandiosa liga. Não estou agarrado a lugares, só tenho um objectivo: fazer tudo o que posso e sei, para que a nossa liga seja cada vez maior. Seja no Núcleo Duro ou fora dele farei tudo pela Liga de Treinadores de Bancada do Marco.

Por último, resta-me lembrar, que os padrinhos dos novos treinadores, admitidos esta época, foram o Alfredo Nogueira, o Zé Carvalho, o Sílvio Vieira, o Rui Rodrigues e o Pedro Monteiro, todos com pelo menos três épocas na LTBM.

Esta é a minha opinião, sentida e sincera.

Saudações desportivas e não deixem de dar a vossa opinião.

Sem comentários: