sexta-feira, abril 17, 2009

Queiroz diz que futebol de Nuno Gomes “não se casa” com o da selecção

Carlos Queiroz explicou por que é que Nuno Gomes não é convocado para a selecção, apesar da crise de golos por que passa a formação nacional e os maus resultados que tem vindo a coleccionar na caminhada rumo ao próximo Campeonato do Mundo, na África do Sul (Portugal é terceiro com seis pontos, a sete da Dinamarca e da Hungria, que lideram o grupo 1).
O futebol do avançado do Benfica “não se casa” nem “se coaduna” com o futebol da sua equipa, justificou o seleccionador.“O Nuno Gomes joga a avançado e até tem um recorde muito positivo [28 golos em 63 jogos na selecção]. Mas o motivo por que [Nuno Gomes] não é chamado não é somente o facto de não ser titular [no Benfica]. A verdade é, pelo que tenho visto em treinos e em certas observações de jogos, entendi que, hoje, o futebol do Nuno não se casa nem se coaduna com o futebol da selecção”, afirmou Carlos Queiroz, ontem à noite na SIC-Notícias, no programa “Dia Seguinte”. Mas atenuou o que disse: “Atenção, a minha afirmação não significa que ele não esteja nos meus planos”.E disse ainda: "No momento das convocatórias não tinha um rendimento suficiente para ser integrado na equipa, mas pode ser convocado a qualquer momento".O seleccionador deu o exemplo de Pauleta, antigo avançado e o melhor marcador de sempre da selecção. “A verdade é que Portugal, com ou sem Nuno Gomes, de 1997 a 2006 teve Pedro Pauleta, melhor marcador de sempre da selecção, goleador de Espanha e de França. Foi sempre um descanso...”, desabafou. O antigo ponta-de-lança do PSG ou do Deportivo da Corunha apontou 47 golos em 88 jogos pela selecção, ultrapassando a marca de Eusébio (41 golos em 64 jogos).
Queiroz voltou a falar de Liedson, avançado do Sporting. “É um caso específico”, asseverou. “Tem de ser analisado, primeiro, pela Federação e pelo jogador, que tem de adquirir a nacionalidade e, depois, manifestar o seu grau de identificação com a Portugal. Só depois me pronuncio”, afirmou o seleccionador, antigo adjunto de Ferguson no Manchester United. Além da onda de lesões que tem afectado a selecção, Queiroz aponta o facto da época dura de Ronaldo se dever ao facto de o jogador do United ter participado no Euro 2008 lesionado. “Foi operado antes da época ter começado, mas acho que nem sequer deveria ter jogado no Europeu”, disse.

7 comentários:

Anónimo disse...

Isso é que é trabalhar!
LOL :)

RUI RODRIGUES disse...

entao ja somos dois lol

Treinador Adjunto disse...

Amigo Rui,

Aproveito estas declarações queirosianas, por ti destacadas, para discordar totalmente da opinião do seleccionador nacional.

O Nuno Gomes é jogador de selecção. Estando ou não em forma, tem que, pelo menos, estar no pensamento de quem convoca e precisa de golos.

A mim, apesar da candura com que abordou o assunto, pareceu-me uma desconsideração enorme para um grande goleador português.

Pode-se gostar ou detestar o estilo, mas é preciso reconhecer que 150 golos entre liga portuguesa e liga italiana, mais aí uns 30 pela selecção, é um registo de um ponta de lança de respeito.

Comparando, os números da época, entre Edinho e Nuno Gomes conclui-se que a diferença não é substancial... por isso, nem por aí...

Nuno Gomes: 5 golos, 4 assistências, em 925 minutos.

Edinho: 6 golos, 2 assistências, em 916 minutos.

Mané disse...

Não sei se o Queiros tem ou não razão no que diz em relação ao Nuno Gomes.
Pessoalmente sempre gostei da forma de jogar do Nuno Gomes porque é um jogador que sabe jogar de costas para a baliza e é muito bom a tabelar e a criar espaços para o médio ou outro ponta de lança entrar.
É um jogador que pelo menos na selecção tem um bom score. Lembram-se do Europeu da Bélgica e Holanda e o quanto ele foi decisivo?
Infelizmente daí para cá foi sempre o preterido apesar de nas fases finais marcar mais golos do que o Pauleta (não lhe querendo tirar o mérito). Atenção que eu disse fases finais e não durante o apuramento!
Penso que esse foi o inicio do maior erro da gestão do Madail. Nunca iremos saber até onde poderia ter ido a selecção com o Humberto Coelho!...

RUI RODRIGUES disse...

caros amigos:

quando coloquei o post, nao foi minha intençao vir defender nuno gomes, nao sou admirador incondicional do seu futebol, no entanto e alem caracteristicas que lhe sao reconhecidas, sempre vi no nuno um grande profissionalismo quer no benfica -em que nos ultimos anos tem sido supelente- quer na selecçao -onde tem sido preterido em relaçao ao pauleta (que tem o seu merito)- jamais ouvi o nuno reclamar algo que fosse...como a titularidade por exemplo! ou uma convocatoria, sempre o ouvi dizer que iria continuar a trabalhar para merecer a confiança dos tecnicos que o orientavam...
agora estas declaraçoes do selecionador sinceramente sao no minimo deselegantes! para nao dizer injustas.

nuno gomes é o 4º melhor marcador de sempre da seleçao, esta a poucos golos de se tornar o 3º, tem menos jogos/minutos que os outros tres (pauleta, eusebio, figo)..."tem um bom score" como diz queiroz...pois!
nas fases finais das competiçoes, onde existe mais exigencia, marcou golos importantissimos...e tem mais internacionalizaçoes e experiencia que uma boa parte de da actual selecçao, por estas razoes parece-me injusto que nao seja convocado.

mas no horizonte de QUEIROZ avista-se a soluçao para o problema: LIEDSON o levezinho poderá ser o goleador que falta a selecçao, e seria o 3º brasileiro do 11 da selecçao! da proxima vez q jogarmos com o brasil a coisa estará mais equilibrada.
nao me espanta dado o estado actual do futebol portugues,ajudar a festa,temos os "tres grandes" que apostam muito mais nos estrangeiros que nos portugueses, senao vejamos o exemplo de 4ª feira,onde do lado do FCP alinharam 3 portugueses e no MU alinharam 2...da que pensar nao?!

Eduardo disse...

Acho que o problema da Selecção de Portugal não é o Nuno Gomes. Acho até que é dar demasiada importancia ao Nuno Gomes relacionar um jogador de qualidade mediana com as dificuldades da selecção.

É um facto que portugal está a viver um momento mau, mas não é a presença ou ausencia do Nuno Gomes que vai mudar algo... muito sinceramente acho que o Nuno Gomes faz tanto a jogar como ausente... o problema não passa por substituir o Nuno Gomes passa pela ausencia de um grande ponta de lança.. pois é verdade que depois da ausencia de Pauleta não há ninguém com a qualidade dele.

Espero que o Nuno Gomes renove pelo Benfica e que o contracto seja por 5 anos!

RUI RODRIGUES disse...

ha jogadores que estao num clube (em final de carreira) nao pelo que jogam mas pelo papel q representam no clube, o nuno é um deles, ha muitos outros: pedro emanuel no fcp por exemplo, muitos outros podiam ser referidos ao longo da historia dos grandes clubes...

tb nao acho q nuno gomes irá resolver o problema da selecçao, mas sou da opiniao que devia ser convocado, o motivo da publicaçao do meu post, é que achei as declaraçoes de queiroz sobre o nuno de mau gosto e achei que esta a piscar o olho ao liedson.

ps- ja agora temos o marcelinho...o hulk...o nene...