quinta-feira, abril 09, 2009

Esta semana realizou-se o torneio de futebol da LTBM, os meus parabéns à organização.

Uma tarde bem passada, em que 19 treinadores compareceram, outros não compareceram por várias razões: lesionados, (Rui Correia) por motivos profissionais (Sílvio, Pedro Monteiro, Nuno Cunha) e concerteza outra razões para os outros faltosos que não tive conhecimento. Seguido por uma cabidela confeccionada pelos Manos Carvalho.

Falando de futebol, nada de especial aconteceu, dando jus ao meus estatuto de sportinguista contribui para que a minha equipa perdesse por 7-1, para manter a tradição.
Parabéns aos vencedores, mereceram.

Quanto aos prémios individuais, MEU DEUS o nosso futebol não podia cair mais.
O Abílio o melhor marcador??
Bessa de Sousa O melhor do torneio??
Que mais nos irá acontecer?

Aproveito para felicitar o FCP, pela excelente exibição em Manchester e pelo bom resultado.( ui... isto não foi fácil escrever?

Para o meu colega de painel, na taberna livre, Alfredo, que achou um escândalo como o Sporting , foi beneficiado em Matosinhos, deixo-lhe as fotos de baixo para ele ver e reflectir...

Os meus parabéns ao Hóquei clube do Marco, pelo excelente campeonato que está a realizar este ano, e pelo grandioso espectáculo que proporcionaram a todos que foram ver o jogo para a taça de Portugal.

16 comentários:

Bruno disse...

Cristiano escrever a verdade não custa... ainda bem que tiveste a capacidade e coragem de dar os parabéns a quem os merece o FCP.

Numa época em que o SLB foi goleado pelo “colosso” Olympiakos e em que saiu da Europa pela porta dos fundos, após conquistar 1 ponto em 12 possíveis na fase de grupos da Taça UEFA.

Numa época em que o Sporting saiu da Liga dos Campeões humilhado, após uma eliminatória em que foi vergado por um Bayern de Munique mediano, mas que aplicou aos leões uns inacreditáveis 1-12.

Mais do que o resultado, a qualidade demonstrada e a forma personalizada como o FC Porto se exibiu em casa do actual campeão europeu e mundial, foi mais uma enorme machadada na teoria do Sistema.

De facto, exibições destas, ainda por cima perante os olhos do Mundo, não ajudam nada Luís Filipe Vieira e seus acólitos (Cervan, Pinhão, Delgado, Manha, Cartaxana, etc.) na “missão de evangelização” em curso...

RUI RODRIGUES disse...

sim de facto tanto benfica como sporting tiveram uma campanha humilhante na europa, e a nivel interno andam pela ruas da armagura.

mas convem lembrarar que a equipa que empatou em old traford 2-2 é a mesma que foi cilindrada apenas por 4-0 pelo arsenal ha uns meses atras, digo apenas porque poderia ter sido historico dado o festival de perdidas incriveis do arsenal.
a boa exibiçao em old traford ninguem a tira ao porto veremos se a qualida de se mantem no segundo jogo.

a questao do sistema...bom essa é uma falsa questao...afinal esse dito sistema nao existe é uma paranóia que passaou da cabeça do dias da cunha para o filipe vieira...o sistema é um moinho de vento e LFV é o don quixote.

o sistema nao existe ou existiu:

1º porque benfica e sporting praticam um futebol miseravel

2º porque o fcp empatou 2-2 em old traford

3º porque o porto tem uma grande equipa e é um clube organizado e com uma estrutura forte e ganahdora

4º porque a carolina salgado é uma p...

5º porque as escutas nao sao validas como prova, tinha que ser pelo MSN

6º porque a historia envolve fruta...e esta ja nao é o que era, agora é tudo criado em estufas.

7º porque envolve uns envolopes e agora ja nao se usam ...é emails.

8º porque um arbitro que foi a casa do P.C. porque precisava de um conselho(?)...enganou-se na pessoa, o sexologo é o julio machado vaz e este é benfiquista...

9º porque as ferias que o fcp pagou ao carlos calheiros(socio do fcp nº....)foi engano...ele nao keria ir para o brasil era para o mexico

10º porque a fuga de informaçao, sobre buscas e afins, foi apenas um engano, ligaram para o numero errado

11º porque, e principalmente, os tribunais nao condenaram ninguem, é tudo gente boa e seria,tal como alguns autarcas e politicos deste pais...

bem...resta-me ir para o youtube ver os videos dos jogos da champions que eleminamos o M.U. e Liverpool e onde ainda de jogava algum futebol com simao, miccoli, giovanni, assis... lol lol

abraço saudaçoes desportivas

Mané disse...

A diferença entre o que se passou com o Arsenal e o que se passou em Manchester é que o F. C. Porto evoluíu e corrigiu os erros. Aqui e como diz Cissokho há que tirar o chapéu ao Sr. Jesualdo Ferreira, e contra mim falo porque fui um dos que o criticou quer aquando do jogo com o Arsenal como por altura dos 4-1 contra o Sporting na meia-final da Taça da Liga.

Caro Cristiano, relativamente ao artigo onde eram proferidas criticas ao Sr. Carlos Queirós tenho a dizer o seguinte:
- Não sou nem nunca fui scolariano;
- É certo que nos deu muitas alegrias;
- Antes dele a cultura de vitória já tinha sido instituida quer pelo Sr. António Oliveira (obteve a melhor posição de sempre de Portugal no ranking) como pelo Sr. Humberto Coelho (deixou-me pena a maneira como foi afastado do cargo de seleccionador);
- As primeiras escolhas do Sr. Scolari no Europeu de 2004 foram erradas e teve a sorte de se poder socorrer de um meio campo que tinha sido Campeão Europeu (Costinha, Maniche e Deco);
- Tinha no balneário um Sr. chamado Figo. Isto de ser o melhor do Mundo não ganha jogos nem nos faz melhores Homens. É preciso trabalhar e ser humildade;
- O Sr. Carlos Queirós não tem tomado algumas boas decisões, mas não nos podemos esquecer que a selecção está em renovação. Não tem a sorte de ter uma saída de emergencia como teve o Sr. Scolari;
- Tem o azar de ser português, porque se fosse estrangeiro andavam com ele ao colo independentemente de obter bons ou maus resultados;
- Enquanto em Portugal as equipas forem constituidas por 80% de estrangeiros, não vamos a lado nenhum. Até na selecção já queremos fazer o mesmo com jogadores que só o aceitam fazer, porque a idade passa e a oportunidade de representar a canarinha nunca há-de chegar!

Cristiano disse...

Caro Bruno: Dei os parabéns ao FCP, porque foram merecidos, não é uma questão de coragem, mas de fair play.
Acho que os teus comentários em relação ao SLB e ao SCP eram desnecessários, costumo dizer que o dificil não é saber perder, dificil mesmo, é saber ganhar.
Quanto ao sistema, dava pano para mangas, mas não quero entrar por aí.

Amigo Rui: de acordo contigo em tudo.
Se um árbitro for na vespera de um jogo a casa do presidente do benfica pedir um conselho, só pode ser de pneus que é a profissão de LFV, se for a casa do Soares Franco, só poderá ser em relação a tijolos e a cimento, já que ele é gestor de empresas de construção civil, em casa de PC, vai aconselar-se sobre o quê? o homem não tem profissão a não ser Presidente da SAD do FCP, vai falar de futebol...

Cristiano disse...

Caro Mané:

Também não sou scolariano, apenas defendo na seleção, treinadores com prestígio e força que consigam impôr disciplina, em alguns jogadores que se consideram vedetas, já que futebol eles sabem jogar.

Portugal com treinadores portugueses, falhou os apuramentos para; Argentina 78,Espanha 82,Itália 90,USA 94 e França 98 e qualificou-se para o México 86 e Coreia/Japão 2002, inscrevendo aqui duas páginas negras na história da nossa seleção, no México os jogadores entraram em greve, na Coreia todos os relatos que existiram com alcool e mulheres, era treinador António oliveira e os resultados desportivos foram desprestegiantes para Portugal.

Queirós tem à sua disposição todos os atletas que participaram no último Campeonato da Europa, só não os convoca porque não quer, comprendo que se prepare o futuro, mas nunca descurando o presente.

Quanto aos brasileiros na seleção, a minha posição é conhecida, CONTRA,mas não é de agora, com o caso Liedson, já o era quando Deco foi convocado e mais recentemente Pepe e não mudo de opnião consoante os clubes que eles jogam ou jogaram.

Por tudo isto, repito, para treinar a seleção, a não ser Mourinho,só um treinador estrangeiro com cuurriculo, personalidade forte, que os jogadores respeitem.

Mané disse...

Por acaso, quando coloquei o meu comentário sobre o António Oliveira imaginei que fosses contrapor com o que se passou na Coreia (realmente vergonhoso tal como o caso de Saltilho);

Também nunca fui apologista de que o Deco (jogador que admiro muito) e o Pepe fossem chamados à selecção e acredita que não é por se falar do Liedson que disse o que disse. Penso que estamos a destruir a nossa identidade. Temos jogadores com tanto valor como qualquer estrangeiro. Tanto é que temos jogadores portugueses a jogar nas melhores ligas europeias;

Penso também que não pode ser só o Treinador a ser responsabilizado pelos desaires. Os jogadores também têm responsabilidade na matéria. Não podem ser levados ao colo como meninos mimados que não podem ser contrariados porque se não embufam. Têm que ser chamados à pedra. Não podem ter declarações como as que o Cristiano Ronaldo teve antes do encontro com a Suécia, porque ele na selecção só joga contra as selecções mais fracas. Quando é preciso não aparece.

Penso também que o Carlos Queirós, apesar de não ser duro, não é tão mau treinador como o pintam. No jogo contra a Dinamarca por exemplo, penso que teve azar. Portugal jogou bem mas não soube aproveitar os erros, como eles souberam aproveitar os nossos.

Também concordo que não conseguindo o apuramento falha o objectivo que lhe foi proposto e como tal terá que ser substituído. É assim em qualquer profissão!

RUI RODRIGUES disse...

amigo cristiano, nao quero com o que escrevi escamutear as más prestaçoes do benfica, alias acho que LFV o faz demasiado, sou o primeiro achar q nao se devia recandidatar.

reconheço que no benfica que toda a estrutura no q diz respeito ao futebol,deve ser repensada e reorganizada, reconheço varias lacunas a esse nivel, que devem ser corrigidas quanto antes, e estas nao sao culpa do sistema mas...nao posso ignorar o esforço de alguns agentes desportivos em trazer a nu algum dos casos recambolescos do futebol portugues.

acho tao estupido o benfiquista que atribui ao sistema toda a culpa do insuccesso do nosso clube, como acho estupido aqueles que justificam a inexistencia dele com os resultados ou exibiçoes obtidas. como digo "cego é aquele que quer ver".

e tambem nao é uma questao de coragem realmente dar os parabens ao fcp é de fair-play, da parte que me diz respeito nao gosto do fcp nem um bocadinho, agora nao pudemos ignorar que a exibiçao foi tao categorica, que seria inveja escamutea-la...ha que ser realista!

saudaçoes desportivas e boa pascoa

Bessa de Sousa disse...

Caros amigos

Começo o meu comentário com uma congratulação para os promotores do Convívio de Futsal que se promoveu no âmbito da LTBM e aproveito para afirmar que os melhores jogadores foram todos aqueles que nele participaram.

Quanto ao destaque que o promotor Pedro Correio deu à minha pessoa, enquanto jogador do torneio, apenas posso agradecer, aproveito para afirmar que compreendo a estupefacção manifestada pelo amigo Cristiano Moreira pela nomeação e confessar que eu próprio fui apanhado de surpresa.

Rotativamente ao debate que se tem vindo a efectuar em redor deste “31 e tal…” consequência, julgo eu, dos acontecimentos desportivos da última semana, acontecimentos que apoquentam alguns dos adeptos - principalmente os não-portistas - e, sendo assim, também eu vou alvitrar sobre estas controvérsias.

Senhores do Xistema que tanto referem, confiando no fiável testemunho da “senhora”, que revelou ter havido uma visita de um árbitro à casa do Senhor Pinto da Costa durante a qual se procedeu à entrega dum envelope, sendo que essa reunião foi vigiada pelos agentes da PJ.

Face a estes relatos eu coloco apenas uma questão:

- Se os agentes da Policia Judiciária estavam a acompanhar todas as movimentações porque não interpelaram, então, o Sr. árbitro à saída da casa do Sr. Pinto da Costa para se certificarem – e provarem – o motivo de tão censurável visita?

Cristiano disse...

Agradeço a todos os amigos treinadores que tiveram a amabilidade de contribuir com comentários neste meu post. A minha resposta ao Mané, que é extensível a todos, é em forma de desafio, já que na minha modesta opnião um dos grandes problemas é que os clubes apostam pouco em jogadores portugueses nas suas equipas e que acham da nova lei que a FIFA quer implementar, ou seja o 6+5. lanço o repto a todos, que se manifestem, não na parte dos comentários, mas em forma de post, que seria também uma forma de animar mais este espaço.

RUI RODRIGUES disse...

apoquentar? nao sou do manchester! quem estara preocupado será o treinador do united...ou nao!

como benfiquista nao vivo com os bons ou maus resultados do porto na europa, preocupa-me apenas o insucesso do meu clube, ja agora agora tambem nao me ouvem apregoar que esse insucesso de deve exclusivamente a algum tipo de sistema, agora que muitas coisas se passaram...passaram, agora cada um faz como quiser, olhem as avestruzes enterram a cabeça na areia.

amigo sousa, ha uma coisa inegavel, o arbitro foi a casa de PC como o proprio admitiu em tribunal, supostamente pedir um conselho (qual nao sabemos) quantos ao agentes da PJ nao sei se acompanharam as suas movimentaçoes ou nao...mas talvez sim e talvez fossem os mesmos agentes que informaram PC que a sua casa seria alvo de buscas e este e a sua namorada ausentaram-se para espanha numa viagem relampago.

Bessa de Sousa disse...

Caros amigos os mesmos factos podem ser entendidos de forma diferente, conforme o lado da “barricada” em que se encontra o observador, diferentes perspectivas originam distintas visões.

Atente-se por exemplo nas palavras de João Gabriel, director de comunicação do Benfica, que leu um comunicado onde pronunciou palavras pouco elogiosas para a arbitragem após a derrota caseira frente à Académica (0-1), lamenta-se que o Benfica não tenha o mesmo tipo de comportamento quando é beneficiado, como aconteceu na jornada anterior onde o Estrela da Amadora foi escandalosamente “roubado”... mais isso esqueceram!

O futebol é assim mesmo cada um vê o futebol da forma que mais lhe convém, de forma distinta, conforme os “óculos” que usa… há-os com lentes encarnadas, verdes e até azuis!

Mas a verdade não se pode escamotear há coisas que são tão fracas que não é um João Gabriel qualquer que as vai “esconder”!
Já agora, mais uma questão:
- Será que o Sr. Rui Costa – responsável pelo futebol do Benfica – terá alguma responsabilidade neste imenso insucesso?

RUI RODRIGUES disse...

o joao gabriel é um palhaço a imagem do LFV. o problema do joao gabriel, do vieira e de todos nós benfiquistas, é q o jogadores falharam ainda mais que o arbitro! e as vezes confunde-se um pouco as coisas: arbitragens, erros, mau futebol, bom futebol, ineficacia, eficacia etc...

nao me parece lucido que um benfiquista diga que perdeu com academica por causa do arbitro, é certo que houveram (plural) erros graves assim como em outros jogos, mas tambem os houve a nosso favor.

nao critico quem iniciou uma cruzada contra a corrupçao, ela existiu só nao ve quem nao quer ver, nao interessa a cor dos oculos ou o lado da barricada. agora nao se pode é justificar este tipo de influencias como causa de todo o mal, o problema do benfica é bem mais profundo que o problema da influencia das arbitragens, agora tambem acho um pouco imbecil (nao kero ofender ninguem em particular) que só por causa de um empate em old traford se venha logo com a ironia do sistema! nao sei quantos jogos terao (ou nao) sido viciados, quantos campeonatos terao sido conquistados, que deram nao sei quantas presenças na champions, que deu para arrabatar nao sei qtos milhoes nessas presenças, que possibilitou a compra de nao sei qtos craques...eu nao sei! sei é que nao sou cego o suficiente para nao perceber que alguma coisa houve..."cafezinhos, fruta, envolopes, quinhentinhos, ferias no brasil etc" agora nós nao pudemos fazer disto o nosso cavalo de troia mas o "outro lado da barricada" tambem nao pode fazer disto moinhos de vento!

eu nao tenho problema nenhum em reconhecer q actualmente o fcp nao tem concorrencia, esta um nivel acima de benfica e sporting, nao me parece justo que se justifique essa superioridade actual com influencias, mas nao invalida que alguem lute para se peceber o que aconteceu para trás.
acho q o futebol deve ser mais transparente cada dia q passe, agora erros, tendencias, isso existirá sempre, recurso a tecnologias...pode ser q ajude desde que nao desvirtue o espectaculo q é o futebol.

saudaçoes desportivas

Bessa de Sousa disse...

Que o Futebol Clube do Porto está uns furos acima da concorrência estamos todos de acordo, e julgo que também admitimos que há corrupção e actos ilícitos na sociedade em geral, seja no sistema financeiro, desportivo, empresarial, politico, Etc., veja-se por exemplo o caso ‘Freeport’ entre os demais… a aldrabice não é um particular do Futebol e muito menos um exclusivo do FC Porto.

Não são os dirigentes / funcionários / adeptos do FC Porto que teimam em discutir temas marginais ao futebol, quem tem algo a justificar e/ou esconder não é o FC Porto há questões fundamentais que muitas vezes são incómodas para os dirigentes e também para os adeptos doutros clubes.

Por isso lancei a questão que, agora, volto a repetir:
A verdade não se pode escamotear há coisas que são tão fracas que não é um João Gabriel qualquer que as vai “esconder”!
Já agora, mais uma questão:
- Será que o Sr. Rui Costa – responsável pelo futebol do Benfica – terá alguma responsabilidade neste imenso insucesso?

Aproveito o ensejo para acrescentar outra questão:
A solução do Futebol do Benfica passa por despedir o treinador Quique Flores e assim se justificar o falhanço que foi esta época desportiva, ilibando desta forma Luís Filipe Vieira e Rui Costa?

Cristiano disse...

oh meus amigos; esta discussão está interessante, mas como fui eu quem a iniciou, tenho alguma coisa a acrescentar:
Factos.

O Boavista desceu de divisão.

Ao Porto foram-lhe retirados 6 pontos da época passada.

Pinto da Costa apanhou dois anos de suspensão.
Aqui a justiça desportiva funcionou e era o que mais faltava que não funcionasse.
A justiça desportiva rege-se acima de tudo por uma ética desportiva.
Náo é etico, um árbitro deslocar-se a casa de um dirigente na véspera de um jogo, também não é pagar-se viagens a árbitros, mesmo que por engano, também me parece que levar fruta aos arbitros que estão no hotel, não é muito etico.
Por isso a justiça desportiva funcionou e bem.
Reconhecer que o Porto tem uma grande equipa, que joga bom futebol, o melhor de Portugal, não me custa admitir, mesmo que me custe.

As minhas lentes verdes deixam-me ver isso claramente e de uma coisa podes ter a certeza, caro Bessa de Sousa, no dia em que algum dirigente do Sporting seja a apanhado a fazer estas coisas podes ter a certeza que serei o primeiro a condenar e a exigir justiça, para os dirigentes e para o clube.

Bessa de Sousa disse...

Amigo Cristiano ainda bem que há discussão em torno do futebol e, na minha opinião, o que mais importa é discutir as questões até ao fim sem tabus nem preconceitos.

O meu amigo, sportinguista reconhecido, pensei que iria falar das questões relacionadas com o seu clube, mas também optas por atirar com areia para os olhos dos portistas… lol !

Deixai os “Salazar” dormir em paz!

Que tal esmiuçar as questões do teu clube?

-> Que dizes ao debate entre o Soares Franco e os Dias da Cunha?
-> Estás satisfeito com o desempenho desportivo da tua equipa?

RUI RODRIGUES disse...

primeiro o rsponsavel maximo de tudo que acontece num clube é o seu presidente, neste caso tb LFV o será, é o 8º ano de mandato e pouca coisa mudou, por isso terá q se responsabilizar (as eleiçoes sao este ano os sócios ditarao a sua vontade).
qto a rui costa, é a sua primeira época de trabalho, que nao tem sido positiva, mas só poderá ser julgado no final da proxima epoca qdo findo o seu 1º projecto (de 2 anos), mas como "roma e pavia nao foram contruidas num dia" teremos que lhe dar o tempo necessario.

apesar da epoca negativa que o benfica esta a fazer, principalmente se tiver em conta o investimento/resultados, e em minha opiniao quique flores terá uma boa parte no cartório, principalmente pelo futebol pobre apresentado nesta altura da época, sou da opiniao que se deve cumprir o contrato, é um projecto de 2 anos e deverá ser avaliado findos esses 2 anos.
eu pessoalmente nunca exigi titulos para esta época, mas o nivel de futebol e exibiçoes apresentadas sao decepcionantes.
defendo que a escolha de um treinador, portugues, que treine em portugal actualmente, juntamente com a contrataçao de algumas jovens revelaçoes do nosso campeonato seria uma das soluçoes do benfica, no entanto e em abono da estabilidade deixaria quique cumprir o seu contrato..entao depois se enveredaria pelo soluçao nacional.