quarta-feira, maio 09, 2012

CONVÍVIO LTBM

Aldeia de Vinheiros - Serra da Aboboreira - Marco de Canaveses

Passeio Pedestre / Raid Fotográfico / Merenda

Vamos desfrutar da natureza e descobrir recantos verdadeiramente deslumbrantes! Conviver com os amigos e… merendar!

Será uma jornada de confraternização, não haverá competição entre os participantes, será uma tarde pândega!


• Ponto de Encontro: Café Piolho;
• Hora de encontro: 15h15;
• Hora de Partida: 15h30;
• Distância a percorrer a pé: cerca de 2 km;
• Grau de dificuldade: Baixo;
• Pontos de interesse: Serra da Aboboreira, Moinhos de Água, Espigueiros, Capela de Santiago, Vinheiros, fauna, flora.
• Leve máquina fotográfica;
• Respeite a propriedade privada.


Roteiro do Percurso:

O percurso tem início junto da aldeia de Vinheiros começando a subir em direcção ao Moinho Cimeiro, o caminho começa a estreitar, começando a envolver-nos com as peculiares características da paisagem: a linha de água pela qual se podem observar ruínas de habitações, cobertas de heras e de flores campestres, albergando as espécies de aves, que nos contemplam na primavera com um espectáculo complementado com o barulho da água e com o silêncio característico da serra. Nos dias de sol, os carvalhos e “lodos” proporcionam uma brisa mais fresca.

O fontanário público, no centro da aldeia de Vinheiros, permite refrescar a boca com uma água límpida e pura dos verdejantes montes que cobrem Vinheiros. A comunidade envolta de um verde fresco, realiza os seus “afazeres” diários. Desde “apanhar o penso” para o gado, soltar as ovelhas, semear, colher… etc.

Os moinhos ali existentes fazem parte da memória colectiva, mas são ainda utilizados para moer o milho ali cultivado, e é ele que dá um sabor tradicional único à nossa broa. A linha de 11 moinhos de água que ali existe é uma imagem que as nossas memórias jamais apagarão, pela sua rara e natural beleza.

Neste pequeno povoado podemos identificar também pequenos habitats rupestres altimedievais.
O silêncio e beleza natural da paisagem fazem o resto da delícia da caminhada, abençoado pelo Santiago, que engrandece e dá nome ao Lugar: Santiago.

Inscrições gratuitas (não inclui transporte, que fica à mercê dos participantes - possibilidade de troca de boleias), não obrigatórias mas conveniente de serem efectuadas para melhor ajuste à actividade.

Estamos a contar com a tua participação!

3 comentários:

Anónimo disse...

Boas

Falta mencionar o dia



Ass.Os Martelos

Carlos Barros disse...

Como habitual esta actividade terá lugar no dia 19( Dia da Gala LTBM) durante a tarde. Não se esqueçam que esta actividade está a aberta à família.

Anónimo disse...

Estarei presente tanto no passeio como no jantar




Os Martelos

Pedro Oliveira