quarta-feira, janeiro 31, 2007

TORNEIO DE SUECA LTBM 2007

Já estão abertas as inscrições para o torneio de Sueca no Café Piolho, os treinadores interessados deverão fazer a sua inscrição e para isso basta preencher a ficha de inscrição.

Brevemente será aqui revelado o local e a data de realização do sorteio e da apresentação do torneio, tal como o local de realização dos jogos que ainda está em fase de negociação com os proprietários dos espaços e também com os eventuais patrocinadores...

REGULAMENTO

1. O torneio realizar-se-á aos fins-de-semana, sendo que os jogos se realizarão à sexta-feira a partir 21h30 e aos Sábado a partir das 15h00.

2. O Torneio realizar-se-á em local a definir pela Comissão Organizadora.

3. O torneio realizar-se-á em duas fases, sendo a primeira constituída por uma fase de grupos onde se apurarão as primeiras quatro equipas de cada série; e uma segunda fase em forma de eliminatórias onde as equipas se agruparão da seguinte forma: 1.º A – 4.º B; 2.º A – 3.º B; 3.º A – 2.º B; 4.º A – 1.º B

4. Cada encontro será disputado à melhor de três partidas de dez jogos (riscos) cada.

5. Para as regras não explicitadas no presente regulamento serão utilizadas a Regras do Jogo da Sueca que publicamos em anexadas ao presente regulamento.

6. As antecipações ou adiamentos dos jogos terão que ter a concordância das equipas envolvidas, da organização.

7. Os jogos terão início à hora marcada, havendo tolerância de 15 minutos, terminado o período de tolerância será considerada falta de comparência.

8. Não é permitido em qualquer circunstância, substituir os jogadores inscritos.

9. A sueca será jogada nos modelos tradicionais e os jogadores podem usar os sinais habituais, excepto o baralho que será efectuado pelo juiz de encontro.

10. Ao juiz do encontro é reservado o direito de chamar á atenção a equipa que eventualmente use gestos, palavras ou atitudes que desvirtuam o normal funcionamento do jogo.

11. A equipa que fizer uma RENUNCIA será penalizada por quatro jogos.

12. A RENUNCIA só poderá ser detectada e reclamada somente pelos jogadores intervenientes no jogo.

13. As inscrições serão aceites apenas a elementos participantes na Liga de Treinadores de Bancada, mediante uma quota de dois euros (2) por equipa.

14. A Comissão Organizadora deste torneio é constituída pelos seguintes elementos: Bruno Queirós, Nuno Leite e Pedro Monteiro.

15. No que este regulamento for omisso, compete à comissão organizadora resolver qualquer caso que eventualmente possa surgir.


Regras Jogo da Sueca

Intróito

A Sueca é um jogo de cartas bastante popular em Portugal

Para jogar, são necessários quatro jogadores, divididos em duplas, sentados à volta da mesa, de modo que cada dupla fique de frente uma para a outra.

O baralho de sueca não contém as cartas "8", "9" e "10".

Cada jogador deverá receber 10 (dez) cartas, de modo que o baralho todo seja usado. É importante frisar que o embaralhar, cortar e distribuir das cartas segue uma ordem rígida e específica, de modo que qualquer irregularidade (intencional ou não) neste processo resultará em penalidade para a dupla infractora.

Supondo uma mesa composta (no sentido horário) por A, B, C e D, onde A e C formam uma dupla, e B e D outra: A embaralha, C corta, B distribui e D começa. A cada rodada do jogo, a "mão" roda para a esquerda, fazendo então com que B embaralhe, D corte, C distribua e A comece. (Em Portugal a "mão" roda para a direita).

O jogador que for o distribuidor de cartas poderá escolher se distribuirá as cartas começando por si, ou se será o último a receber. Se escolher ser o último, começará distribuindo as cartas para sua direita, e seguirá a ordem; Sua última carta deve então ser virada para que todos possam ver, e o naipe desta carta determina o naipe do trunfo. Caso escolha começar por si, a carta do trunfo deverá ser a primeira a ser virada do monte.


Regras do Jogo

Lembra-se que a sueca é um jogo "calado"; parceiros não podem conversar entre si em nenhuma hipótese, sob pena de cancelar a rodada actual e iniciar outra. De nenhuma maneira é permitido que os parceiros mostrem suas cartas um para o outro, mas não há problema em mostrar suas cartas para o jogador seguinte se alguém assim o desejar (apesar da desvantagem estratégica).

O jogador determinado deve então iniciar o jogo colocando uma de suas cartas sobre a mesa. Esta carta define o naipe da puxada (naipe que todos os jogadores deverão seguir). Quando todos os jogadores tiverem colocado suas cartas na mesa, aquele que colocou a carta mais alta "ganha" aquela vaza.

A cada vaza ganha, as cartas são viradas com seus valores para baixo (apenas depois que todos os jogadores possam ver que cartas foram jogadas) e guardadas em uma pilha separada por um dos membros da dupla que a ganhou. O jogador que colocou a carta mais alta então deve voltar o jogo, ou seja, colocar uma nova carta na mesa definindo uma nova puxada.

Não é permitido olhar que cartas já foram jogadas em cada monte de cartas usadas, mesmo que o interessado tenha ganho aquela vaza anteriormente. Única excepção se abre para a vaza recém-jogada, desde que não se tenham colocado novas cartas na mesa.

Em determinado momento do jogo, se um jogador não possuir o naipe da puxada, ele pode colocar uma carta de qualquer naipe na vaza. Se a carta que o jogador escolher for do naipe do trunfo, então o jogo está cortado, e irá para este jogador, a não ser que seu adversário corte mais alto, colocando uma outra carta de trunfo superior à primeira.

Nota-se no entanto que: a)Todos os jogadores que ainda puderem, deverão obrigatoriamente seguir o naipe da puxada, independentemente do jogo ter sido cortado ou não b)Se uma dupla desconfiar que seus adversários quebraram a regra "a", podem acusar renúncia por parte dos adversários.

Ao invocar o item "b", os acusadores podem rever vazas anteriores, na tentativa de provar que os adversários renunciaram. Se for comprovada a renúncia, os acusadores ganham o jogo automaticamente (4 pontos).

Valores das Cartas e Contagem de Pontos

As cartas na sueca seguem uma hierarquia, e cada carta tem um valor associado à ela, que será contado no final de cada rodada (grupo de 10 vazas).

"A"(ÁS) - 11 pontos; "7"(Manilha) - 10 pontos; "K"(Rei) - 4 pontos; "J"(Valente) - 3 pontos; "Q"(Dama) - 2 pontos; "6", "5", "4", "3" e "2" possuem seu valor de face, mas não contam pontos ao final da rodada.

Lembra-se que o trunfo, por menor que seja, é maior que qualquer carta de outro naipe.

Então conclui-se que numa vaza que contenha as cartas A de ouros, 7 de ouros, K de ouros e 2 de copas, se a puxada for ouros e o trunfo copas, o 2 de copas é a carta mais alta.

No total das 40 cartas, existem 120 pontos. Portanto, ao final das 10 vazas, cada dupla deverá contar quantos pontos obteve nas vazas em que foi vencedora, e aquela que obtiver 61 pontos ou mais terá ganho a rodada e portanto 1 ponto, pois obrigatoriamente terá mais pontos que o adversário.

Importante notar que o número de vazas ganhas não necessariamente tem relação com o número de pontos ganhos, pois uma vaza com as cartas 6, 5, 3 e 2 não deu ponto nenhum para a dupla que a ganhou, por exemplo.

Se a dupla vencedora fez mais do que 90 pontos, o valor da vitória é de 2 pontos. Um placar de 90-30 ainda é considerado uma vitória de 1 ponto.

Se a dupla vencedora obtiver todas as vazas e consequentemente acumulado os 120 pontos terá aplicado uma humilhante bandeira em seus adversários.

domingo, janeiro 28, 2007


O que chamam a isto????

Pois é meus amigos!!!

Chegou ao e mail do Movimento Amo-te Liga esta fotografia de o Sr Clinton e a sua ex esposa a fazer campanha pelo Sr José Carvalho....

Que o Sr José Carvalho tenha convidado duas ilustres figuras do panorama mundial para o apoiarem...tudo bem!!!Até acho que foi uma boa ideia por parte dele mostrar aos treinadores que tem apoios de top!!!!

Mas este tipo de campanha??????????????????????????????????????????????

Isto é pior que dar frigorificos,bacalhaus ou camisolas!!!!!!!!!!!

Isto é aliciamento sexual!!!!!!É a dita "fruta" que a Dr Maria José Morgado tanto fala!!!!

Deixo aqui um apelo à Dr para que investigue tambem este caso, pois vejo o como um claro modo de compra de votos!

Saudações Desportivas

sábado, janeiro 27, 2007

GI venceu Jornada
Após paragem do campeonato regressaram os palpites na LTBM e a sorte desta vez calhou ao Paulo Aguiar, que já logrou vencer a Liga, embora ultimamente tenha andado um pouco afastado dos lugares cimeiros não deixou de fazer o seu brilharete na presente temporada.

Por tudo isso e principalmente por seres um bom Treinador de Bancada PARABÉNS amigo GI.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

O Futebol Clube do Marco, maior expoente desportivo do nosso concelho, comemora este ano 80 anos de existência como todos sabem. E é em torno do Futebol Clube do Marco que vou publicar este "post".

Como é conhecido de todos o Futebol Clube do Marco atravessa uma grande crise, não só financeira, mas tambem ao nível da credibilidade que a instituição tem.

Como tal num passado recente, o clube passou por um impasse directivo, pois nenhum associado queria mais gestões como as passadas, que levaram o clube ao estado lastimoso ao qual se encontra, e a solução foi encontrada!

Um grupo de corajosos e fervoros adeptos do Futebol Clube do Marco tomou a iniciativa e avançou com uma Comissão Administrativa que evitou que o clube fechasse as portas ou voltasse a cair nas mãos daqueles que colocaram o clube na posição em que ele se encontra.

Tudo isto é conhecido de todos, mas eu achei que deveria ser lembrado neste momento. Com isto pretendo chamar a atenção para todos os marcoenses sem excepção, mas prinicipalmente para os membros da LTBM para esta questão.

A LTBM é um grupo de bons amigos que gostam de futebol, alias sem LTBM seriamos igualmente, mas o que move este grupo é realmente o futebol! Desta forma queria apelar a todos os membros que se unissem nesta causa, que é de recuperar esta grande instituição do nosso concelho!

Todos nós podemos ajudar! Fazendo nos sócios dámos a nossa contribuição em dois pontos de grande relevo: ajudamos financeiramente o clube, e com o nosso bem estar futebulistico, que tanto cultivamos na LTBM, dár ao FCM mais apoio e credibilidade no nível associativo!

Acho que ter o nosso nome associado ao leventar do Futebol Clube do Marco é uma honra imensa!

Saudações Desportivas


quinta-feira, janeiro 18, 2007

3º Torneio de Dominó da LTBM chegou ao fim...
Sílvio Vieira é o novo campeão de Dominó da LTBM.
No passado sábado disputou-se no Formigão, pelas 18:15, a grande final do torneio de Dominó. Em confronto estavam Sílvio Vieira, que no seu trajecto até à final, só tinha perdido uma partida, sendo essa única derrota ainda na fase de grupo, naquele que foi considerado o melhor jogo do torneio, contra Nuno Leite, depois já na 2º fase derrotou Manuel Oliveira e nas meias-finais Augusto Teixeira.O outro finalista Pedro Monteiro, campeão do ano passado, curiosamente também só tinha uma derrota no seu percurso com Manuel Oliveira na fase de grupos, tendo derrotado depois J. Bessa de Sousa e na meia final Bruno Queirós.

Eram então dois jogadores com percursos idênticos, que chegavam a esta final com o objectivo de a ser campeão.

As duas partidas tiveram um desenrolamento identico, Pedro Monteiro iniciava melhor mas no "sprint" final Sílvio Vieira escapava ao adversário selando uma vitória justa por 250-185 e 250-220.

De salientar a moldura humana que esteve presente na final, enchendo quase por completo o recinto, vivendo esta final com fair-play e alegria, no final a festa foi honrosa e fechou com beleza o 3º Torneio de Dominó da LTBM...

Esperando toda a gente pelo torneio do próximo ano com grande curiosidade e vontade em participar em mais uma festa da Liga...

sexta-feira, janeiro 12, 2007


Dúvidas há Muitas!!

Meus amigos treinadores, depois da pausa, merecida, de férias de natal, onde para além de quase 1 mês sem competição, podemo-nos todos deliciar com a magia do natal.


Mas ano novo, vida velha, e como o campeonato não para, lá vamos nós ter de fazer as nossas apostas para mais uma jornada da nossa LTBM.


É verdade que o ZoomPissas já não consegue dormir direito, tal é a preocupação, agora, a de poder perder o terceiro lugar, como o Zé anda mais importado com uma hipotetica candidatura à presidência da liga, do que com descobrir como se escreve Gyano, ou mesmo M´Bamba, ou ainda, que o Brocas anda a melindrar mais um esquema, não para empugnar a liga, mas sim, para ver se consegue calar o Tikinho, pois durante três semanas teve que olhar para cima pois o seu adversario o ultrapassou na última jornada do ano, e a dor de pescoço já se começa a sentir, o Brocas já não tem 20 anos.


A paragem para férias pode vir a ser benefica para alguns mas bastante penosa para outros, a ver vamos o desenrolar das próximas jornadas.


Mas as dúvidas andam no ar após este curto(ou longo!) período de férias, senão vejamos:

1. Liedson finalmente comecou a marcar golos, logo na altura que as férias estavam a chegar, será que as batatas vão fazer mal ao Levezinho, ou ele vem com um samba novo e a veia goleadora vai voltar, atenção que no Brasil choveu bastante durante as férias, será que bem aí mau tempo?

2. O Benfica ganhou o Torneio do Dubai, mas por outro lado só marcou golos de penalty, será que iremos ver o Simão a marcar muitos golos este ano?Á atenção dos Treinadores e atenção aos arbitros...

3. O F. C. Porto perdeu com o Atlético, mas este jogo só veio facilitar o nosso trabalho, pois assim e com este exemplo o Jesualdo Ferreira não vai mexer muito na equipa, há males que vêm por bem

4. Por último com a mudança na lista da Liga Record em Fevereiro, chamo a atenção para alguns jogadores que para mim passarão a ser Boas apostas, passo a citar: Ricardo Nascimento- Aves, Andrade - Braga e Smits - Marítimo, e mais não digo senão tiram-me os jogadores todos...

Já agora esta é para o Zé Carvalhal, depois do Zé Carlos e do Zé Manuel, agora já tens mais um Zé, o Zé Eduardo do Aves, para teu Joker...
Saudações Desportivas

quarta-feira, janeiro 10, 2007


FINAL DO 3º TORNEIO DE DOMINÓ LTBM

Sábado, dia 13 de Janeiro pelas 18:15, disputa-se a grande final do torneio, após as meias finais disputadas no último fim de semana, Pedro Monteiro e Sílvio Vieira, derrotando Bruno Queirós e Augusto Teixeira, carimbaram o seu lugar na discussão do ceptro de Master de Dominó.
Esta final será um momento de festa e companheirisno, pedindo assim a organização a presença de todos os treinadores para abrilhantar ainda mais este evento.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

3º Torneio de Dominó LTBM












Resultados - Quartos de Final
Manuel Oliveira 0
Augusto Teixeira 2
Manuel Ferreira 0
Sílvio Vieira 2
Pedro Monteiro 2
J.B. Sousa 1
Nuno Leite 0
Bruno Queirós 2

As Meias Finais vão ser disputadas sexta-feira dia 5 de janeiro, sendo os jogos disputados apartir das 21:00 no Formigão:
Augusto Teixeira Vs Sílvio Vieira
Pedro Monteiro Vs Bruno Queirós

quarta-feira, janeiro 03, 2007













Como anunciado no Jantar de Natal o Movimento "Amo te Liga" não é uma ideia, mas sim uma realidade!

Ora muito bem este movimento existe para libertar a nossa mui querida Liga de certas forças de bloqueio!!!!!

Este movimento não é um movimento do contra, mas sim um movimento a favor do melhor funcionamento da Liga de Treinadores de Bancada do Marco. Não só a nivel de pontuações mas tambem ao nível das actividades realizadas.

A minha pessoa e a do Sr Manuel Oliveira, já ilustre nestas andanças, iniciamos este Movimento mas gostariamos que todos aqueles que gostam desta Liga adiram pois apenas queremos o melhor da mesma!!

O Movimento "Amo te Liga", tem disponivel o seu email para que os membros integrantes da LTBM possam exprimir tudo o que consideram que é ou seria benéfico ou maléfico para a LTBM

Aqui fica o nosso email:

amoteliga@hotmail.com

Saudações Desportivas

terça-feira, janeiro 02, 2007

Feliz 2007

















Feliz Ano de 2007 pleno de virtudes e alguns pecados... agradáveis.

Atenção: Use mas não abuse... dos copos claro!!!

Um brinde especial com FresdosKopos

;)