quarta-feira, janeiro 31, 2007

TORNEIO DE SUECA LTBM 2007

Já estão abertas as inscrições para o torneio de Sueca no Café Piolho, os treinadores interessados deverão fazer a sua inscrição e para isso basta preencher a ficha de inscrição.

Brevemente será aqui revelado o local e a data de realização do sorteio e da apresentação do torneio, tal como o local de realização dos jogos que ainda está em fase de negociação com os proprietários dos espaços e também com os eventuais patrocinadores...

REGULAMENTO

1. O torneio realizar-se-á aos fins-de-semana, sendo que os jogos se realizarão à sexta-feira a partir 21h30 e aos Sábado a partir das 15h00.

2. O Torneio realizar-se-á em local a definir pela Comissão Organizadora.

3. O torneio realizar-se-á em duas fases, sendo a primeira constituída por uma fase de grupos onde se apurarão as primeiras quatro equipas de cada série; e uma segunda fase em forma de eliminatórias onde as equipas se agruparão da seguinte forma: 1.º A – 4.º B; 2.º A – 3.º B; 3.º A – 2.º B; 4.º A – 1.º B

4. Cada encontro será disputado à melhor de três partidas de dez jogos (riscos) cada.

5. Para as regras não explicitadas no presente regulamento serão utilizadas a Regras do Jogo da Sueca que publicamos em anexadas ao presente regulamento.

6. As antecipações ou adiamentos dos jogos terão que ter a concordância das equipas envolvidas, da organização.

7. Os jogos terão início à hora marcada, havendo tolerância de 15 minutos, terminado o período de tolerância será considerada falta de comparência.

8. Não é permitido em qualquer circunstância, substituir os jogadores inscritos.

9. A sueca será jogada nos modelos tradicionais e os jogadores podem usar os sinais habituais, excepto o baralho que será efectuado pelo juiz de encontro.

10. Ao juiz do encontro é reservado o direito de chamar á atenção a equipa que eventualmente use gestos, palavras ou atitudes que desvirtuam o normal funcionamento do jogo.

11. A equipa que fizer uma RENUNCIA será penalizada por quatro jogos.

12. A RENUNCIA só poderá ser detectada e reclamada somente pelos jogadores intervenientes no jogo.

13. As inscrições serão aceites apenas a elementos participantes na Liga de Treinadores de Bancada, mediante uma quota de dois euros (2) por equipa.

14. A Comissão Organizadora deste torneio é constituída pelos seguintes elementos: Bruno Queirós, Nuno Leite e Pedro Monteiro.

15. No que este regulamento for omisso, compete à comissão organizadora resolver qualquer caso que eventualmente possa surgir.


Regras Jogo da Sueca

Intróito

A Sueca é um jogo de cartas bastante popular em Portugal

Para jogar, são necessários quatro jogadores, divididos em duplas, sentados à volta da mesa, de modo que cada dupla fique de frente uma para a outra.

O baralho de sueca não contém as cartas "8", "9" e "10".

Cada jogador deverá receber 10 (dez) cartas, de modo que o baralho todo seja usado. É importante frisar que o embaralhar, cortar e distribuir das cartas segue uma ordem rígida e específica, de modo que qualquer irregularidade (intencional ou não) neste processo resultará em penalidade para a dupla infractora.

Supondo uma mesa composta (no sentido horário) por A, B, C e D, onde A e C formam uma dupla, e B e D outra: A embaralha, C corta, B distribui e D começa. A cada rodada do jogo, a "mão" roda para a esquerda, fazendo então com que B embaralhe, D corte, C distribua e A comece. (Em Portugal a "mão" roda para a direita).

O jogador que for o distribuidor de cartas poderá escolher se distribuirá as cartas começando por si, ou se será o último a receber. Se escolher ser o último, começará distribuindo as cartas para sua direita, e seguirá a ordem; Sua última carta deve então ser virada para que todos possam ver, e o naipe desta carta determina o naipe do trunfo. Caso escolha começar por si, a carta do trunfo deverá ser a primeira a ser virada do monte.


Regras do Jogo

Lembra-se que a sueca é um jogo "calado"; parceiros não podem conversar entre si em nenhuma hipótese, sob pena de cancelar a rodada actual e iniciar outra. De nenhuma maneira é permitido que os parceiros mostrem suas cartas um para o outro, mas não há problema em mostrar suas cartas para o jogador seguinte se alguém assim o desejar (apesar da desvantagem estratégica).

O jogador determinado deve então iniciar o jogo colocando uma de suas cartas sobre a mesa. Esta carta define o naipe da puxada (naipe que todos os jogadores deverão seguir). Quando todos os jogadores tiverem colocado suas cartas na mesa, aquele que colocou a carta mais alta "ganha" aquela vaza.

A cada vaza ganha, as cartas são viradas com seus valores para baixo (apenas depois que todos os jogadores possam ver que cartas foram jogadas) e guardadas em uma pilha separada por um dos membros da dupla que a ganhou. O jogador que colocou a carta mais alta então deve voltar o jogo, ou seja, colocar uma nova carta na mesa definindo uma nova puxada.

Não é permitido olhar que cartas já foram jogadas em cada monte de cartas usadas, mesmo que o interessado tenha ganho aquela vaza anteriormente. Única excepção se abre para a vaza recém-jogada, desde que não se tenham colocado novas cartas na mesa.

Em determinado momento do jogo, se um jogador não possuir o naipe da puxada, ele pode colocar uma carta de qualquer naipe na vaza. Se a carta que o jogador escolher for do naipe do trunfo, então o jogo está cortado, e irá para este jogador, a não ser que seu adversário corte mais alto, colocando uma outra carta de trunfo superior à primeira.

Nota-se no entanto que: a)Todos os jogadores que ainda puderem, deverão obrigatoriamente seguir o naipe da puxada, independentemente do jogo ter sido cortado ou não b)Se uma dupla desconfiar que seus adversários quebraram a regra "a", podem acusar renúncia por parte dos adversários.

Ao invocar o item "b", os acusadores podem rever vazas anteriores, na tentativa de provar que os adversários renunciaram. Se for comprovada a renúncia, os acusadores ganham o jogo automaticamente (4 pontos).

Valores das Cartas e Contagem de Pontos

As cartas na sueca seguem uma hierarquia, e cada carta tem um valor associado à ela, que será contado no final de cada rodada (grupo de 10 vazas).

"A"(ÁS) - 11 pontos; "7"(Manilha) - 10 pontos; "K"(Rei) - 4 pontos; "J"(Valente) - 3 pontos; "Q"(Dama) - 2 pontos; "6", "5", "4", "3" e "2" possuem seu valor de face, mas não contam pontos ao final da rodada.

Lembra-se que o trunfo, por menor que seja, é maior que qualquer carta de outro naipe.

Então conclui-se que numa vaza que contenha as cartas A de ouros, 7 de ouros, K de ouros e 2 de copas, se a puxada for ouros e o trunfo copas, o 2 de copas é a carta mais alta.

No total das 40 cartas, existem 120 pontos. Portanto, ao final das 10 vazas, cada dupla deverá contar quantos pontos obteve nas vazas em que foi vencedora, e aquela que obtiver 61 pontos ou mais terá ganho a rodada e portanto 1 ponto, pois obrigatoriamente terá mais pontos que o adversário.

Importante notar que o número de vazas ganhas não necessariamente tem relação com o número de pontos ganhos, pois uma vaza com as cartas 6, 5, 3 e 2 não deu ponto nenhum para a dupla que a ganhou, por exemplo.

Se a dupla vencedora fez mais do que 90 pontos, o valor da vitória é de 2 pontos. Um placar de 90-30 ainda é considerado uma vitória de 1 ponto.

Se a dupla vencedora obtiver todas as vazas e consequentemente acumulado os 120 pontos terá aplicado uma humilhante bandeira em seus adversários.

8 comentários:

Anónimo disse...

Quem jogar comigo já sabe que vai ganhar o torneio

Pedro Monteiro disse...

se o zé carvalho ganhar o torneio eu nunca mais jogo ás cartas...
eheheh

Anónimo disse...

Atão vais mesmo deixar de jogar...Mas não faças promessas que não podes cumprir.Sou o melhor jogador de sueca da liga e isso vai-se ver no torneio

Anónimo disse...

O Zé Carvalho nos anteriores torneios teve uma actuação bastante positiva devido às prestações do seu parceiro J. Bessa de Sousa mas pelo que já pude verificar pelas inscrições o Presidente na edição 2007 do Torneio da Sueca da LTBM do vai alinhar pelo Team FredosKopos, fazendo equipa justamente com o Alfredo Nogueira, pelo que o Sr. Zé Carvalho vai ter dificuldades acrescidas e vamos ver como reage à adversidade de perder um parceiro tão conceituado.

;)

Anónimo disse...

Ai se eu jogasse!!É preciso raça para me ganhar nas cartas...

Anónimo disse...

Já está definido o local onde se vão fazer os jogos?

o Piolho era um bom local se permitir fazer os jogos em horários decentes.

Fico a guardar resposta.

Anónimo disse...

Se a equipa obtiver todos os 120 pontos, terá aplicado uma humilhante bandeira em seus adversários, e terá a vitória da partida automaticamente.

Xanana disse...

Gostava de saber qual será o local de realização do torneio de sueca, e tambem deixo aqui uma recomendação aos organizadores,que no meu ponto de vista deviam fazer um aditamento no regulamento para que futuramente ninguem reclame, nem aponte nenhuma lacuna no mesmo

Saudadeções Desportivas