Passeio LTBM 2011 a Ponte de Lima,
o meu relato de viagem.
Realizou-se no passado Sábado, 9 de Abril, o passeio anual da LTBM, nesta edição o destino escolhido foi a vila de Ponde de Lima.
O dia nasceu bastante solarengo o que nos propiciou as condições ideais para um passeio pândego, com muito pagode e até com pandeiro! Logo pela manhã, ainda não eram 8h00, a malta começou a aparecer com uma notória boa disposição e logo no inicio do dia o “Megafone” começou a dar algumas dicas à malta que abalaria para Ponte Lima.
Depois do café da manhã, que nos foi servido no Café “O Piolho”, iniciou-se a viagem que nos haveria de levar até Guimarães, onde tivemos a oportunidade de apreciar “os melhores croissants do mundo”. Ali ao lado, no Complexo Desportivo Vitoria Guimarães, estava a treinar o clube vimaranense e a comitiva LTBM aproveitou o ensejo para conhecer as instalações desportivas e observar in loco os atletas a preparar o derby minhoto e, logo ali, o Zé Carvalho “enfardou” os vitorianos !
Após a paragem na cidade de D. Afonso Henriques a excursão seguiu até ao “Campo da Vinha”, em Braga, paragem aproveitada para fazer uma breve visita à cidade dos arcebispos e onde alguns dos Treinadores de Bancada aproveitaram para comprar os jornais do dia para saber as “ultimas da bola”, chegados ao coração da cidade utilizamos as esplanadas ali existentes para beber os aperitivos do dia.
Após “vedar as bombas”, em Braga, iniciamos a viagem para Ponte de Lima, ali chegados fomos, sem mais delongas, até ao “Manel Padeiro”, restaurante onde estava marcado o repasto para os 22 comensais. A refeição foi repleta de iguarias regionais do Minho que foram regadas pelo bom Vinho Verde de Ponte de Lima.
Já com as barrigas “atestadas” iniciamos uma visita pedonal pela Vila, que tão bem nos recebeu e diga-se, em abono da verdade, que Ponte de Lima merecia uma visita mais alargada, pois possui inúmeros motivos de interesse: história, cultura, gastronomia, paisagem, etc… e pelos fresquíssimos finos!
Todavia foi uma visita muito interessante, bastante descontraída e animada numa tarde com bastante sol que convidava os transeuntes a sentar nas diversas esplanadas e beber uns “finos” e assim aconteceu, rodada após rodada… o megafone estava até programado e repetia: “Célia traz mais finos!”.
Foi uma tarde que passou muito depressa, pareceu até que os relógios em Ponte de Lima andaram mais acelerados, pois muito rapidamente chegou a hora da comitiva LTBM iniciar o caminho de regresso, e assim aconteceu, com a “turma” ainda não saciada… mas lá tivemos de abalar dali, pois pretendíamos cumprir o roteiro que tinha-mos programado e que ainda nos levaria para terras à beira-mar.
O sol naquela tarde era intenso, o calor provocava uma sofreguidão nas gargantas mais sequiosas pelo que tivemos de proceder a uma “paragem de emergência” ainda o Mar não estava à vista e lá se beberam mais umas “bejecas” e assim se conseguiu manter a malta sem desidratar, o que possibilitou que o regresso ao Marco de Canaveses se tenha realizado em conformidade com as normas de segurança e com todos de boa saúde!
A satisfação entre os turistas era evidente e havia até os que diziam “para ser bem era uma excursão de 3 dias”, outros perguntavam “quando é a próxima?”, o que atesta bem da satisfação de quem participou no Passeio LTBM 2011 a Ponte de Lima.
Após uma agradável digressão e um dia bem passado todos regressaram a casa satisfeitos e com a sensação de que "transportavam" qualquer coisa mais: peripécias, história, cultura, gastronomia e… finos!!!
Para o ano há mais.
1 comentário:
Eu? Finos não!!!!!!
rsrsrsrsrsrs
Enviar um comentário