sexta-feira, junho 20, 2008

Adeus Scolari !






















Pois é! Scolari abandonou a Selecção (anuncio feito a meio do EURO2008) para ir treinar o Chelsea. Para mim o Luiz Filipe Scolari é daquelas pessoas que gostamos ou abominamos, não há aquela indiferença como acontece com outras pessoas.

Eu gosto! Tenho pena que vá embora de Portugal. Um dia teria de deixar a Selecção, talvez pudesse ter ido mais cedo... e chegou a ter negociações adiantadas com um clube da capital, foi pena ter “ruído a corda” ao Benfica!

Portugal, infelizmente, já foi eliminado do EURO2008 e dessa forma terminou a colaboração do Mister Scolari com a “nossa” selecção e agora o que eu mais lamento é que o treinador brasileiro vá deixar Portugal. Eu gostava de apreciar o Scolari a treinar um dos “clubes grandes em Lisboa” pois era nessa cidade que o Scolari reunia as condições para ter sucesso pois, quer no Benfica, quer no Sporting, recolhia a total simpatia dos adeptos.

Foi pena que o Scolari tenha optado por treinar o clube Inglês eu gostava mais de o continuar a ver por Lisboa mas a decisão já foi tomada e anunciada… agora resta-me desejar boa viagem ao Mister!

Adeusinho! Scolari

5 comentários:

Anónimo disse...

Fecha-se o ciclo de Scolari na Selecção.

Um percurso bastante lucrativo para o técnico brasileiro, mas incompleto. Depois do desaire com a Grécia em 2004 (uma equipa vulgar como se comprovou agora), era preciso fazer algo mais em 2008.

E o próprio, pese as palavras proferidas no final do encontro, sabe isso mesmo. Foi ele quem, antes da fase de qualificação, disse que este Europeu era para chegar mais longe que em 2004. Não conseguiu. Falhou.

Não sei se é só coincidência, mas desde o dia em que Scolari passou a dividir o seu tempo de antena entre as questões da Selecção e o seu próximo clube... não ganhámos um jogo. Pior: fizemos dois e perdemos ambos, sofrendo 5 golos. Não acredito que tenha sido esse anúncio o grande responsável pela eliminação de Portugal, mas ao contrário do que garantiu o técnico... isso não nos ajudou. Bem pelo contrário.

Claudio Brito disse...

A minha opinião neste assunto pode ser um bocado dubia... Não sei se estarei agradecido, ou em situação de cobrança, pois acho perfeitamente que nos 5 anos e meio que ele esteve a frente dos nossos destinos tinhamos obrigação de ter feito muito mais.
Acho que faltou muito "pulso", para dominar alguns impetos nos estágios, houve protecção dos "meninos" a mais, etc...

Sinceramente ainda terei de meditar muito sobre isso, mas venha quem vier vai ter uma herança que acho que não gostaria de ter...

Anónimo disse...

Scolari vai à experiência e ameaça voltar


Com Portugal fora do Europeu, como bebé prematuro, a discussão lusa é, agora, sobre o próximo seleccionador nacional que, mais coisa menos coisa, tem de falar português, mas não tem de ser português, o que significa que deve ser brasileiro. Já li por aí que Scolari indicou um substituto, um Mano qualquer coisa, treinador brasileiro, que achou por bem dizer que ainda não está em condições para a empreitada. E também já li por aí que Scolari não descarta a hipótese de regressar à selecção nacional. Donde decorre que, daqui a mais ou menos seis meses, quando o ricaço russo do Chelsea "cair na real", estaremos a discutir a nova contratação de Scolari para a selecção nacional. Ou melhor: para a seleção nacional. (É assim que se escreve com a nova ortografia, não é?)

Anónimo disse...

Selecção de "todos nós"

Escrevo esta crónica depois do «magnífico» resultado da selecção contra a Alemanha. E dizendo isto, pode parecer que estou contente, mas não. Embora seja um país e uma selecção com a qual pouco me identifico, é o país do meu coração e este, obriga-me a torcer pela equipa das Quinas. Mas não vou focar o desaire como aspecto fulcral deste post, mas sim algumas das suas, digamos, "interpretações".

Este Euro 2008 foi o primeiro evento que comecei a ver num café. Costumava ver os jogos em casa descansadinho, mas como nunca ganhávamos nada (isto a nível de selecção, porque a nível do FC Porto que veja em casa, fora ou pelo caminho, o resultado é quase sempre satisfatório). Mas é de certo modo muito engraçado ver/ouvir a reacção de certas e determinadas personagens.

Ver/ouvir os jogos no café dá-nos outra riqueza que não nos dá propriamente televisioná-los na nossa casa. Dá para ter uma maior perspectiva da selecção em geral, e isso por vezes dá-me vontade de rir. Embora os jogos tenham sido vistos numa sala quase à parte, ouço os meus amigos que estão comigo e por vezes também os comentários de outras pessoas que ocupam outras zonas do café, tendo reparado/ouvido o seguinte:

- O Postiga é o melhor avançado dos últimos 10 anos, e então desde que assinou pelo SCP, parece que ficou bastante melhor... porque será?

- O Bosingwa é uma nódoa... como é que o Miguel não joga??, foi mais um negócio de ouro, etc.

- O Ricardo não é bom, mas também não é tão fraco como se diz.

- O Nuno Gomes é um matador nato mas que tem muito azar (também eu, se não fosse o azar que me acompanha, já me tinha saido o euromilhões... às vezes só erro por 4 números e uma estrela, não fora isso, conquistava o grande prémio!!). Faz muito bem as tabelinhas, o que ultimamente é a característica mais importante num avançado.

- O Pepe e o Deco só se naturalizaram porque o FC Porto pediu, para que os pudessem vender por preços mais elevados (engraçado não??).

- O Quaresma só joga bem no FC Porto (tomara eu que ele jogasse bem no FC Porto, quer dizer, pelo menos mais vezes).

- O Bruno Alves só engana no FC Porto porque no Euro há quem marque as faltas.

- O Raúl Meireles não tem qualidade para jogar na selecção. Não sabe o que fazer à bola. Mas já o Petit é o motor da selecção (por isso é que empanca tantas vezes).

E exemplos como estes há muitos mais, isto para nos mostrar que nem a ver a selecção há sempre quem esteja preocupado em denegrir jogadores que têm como "azar" o facto de serem Portistas. Enfim.

Last but not the least ainda se ouviu esta: "Os jogadores estão nervosos porque não sabem quais são as equipas portuguesas que vão à UEFA".

Enfim, estas grandes competições da selecção são boas para quem vende plasmas e para quem tem cafés. Mal se sabia que os plasmas só iam servir para duas semanas e que os barris iam ficar a meio.

Um abraço,
Tiago Teixeira

Anónimo disse...

Pois é Tiago Teixeira, e então o Cristiano Ronaldo, que é considerados um dos melhores jogadores do mundo e fez um Europeu ao nível de um jogador vulgar, não falas nele?...
(apenas um exemplo de mais um k esteve apagado no ultimo Euro).

Abraços