quinta-feira, agosto 29, 2013



Um leão insaciável, um dragão de rotinas e uma águia que já voa.



O Sporting foi a Coimbra vencer a Académica por 4-0. Mesmo sem querer elevar muito a fasquia, a equipa de Leonardo Jardim vai liderando a Liga e entusiasmando os adeptos.
Cresce, por isso, a expectativa em relação ao dérbi do próximo sábado, frente a um Benfica que conquistou uma vitória suada na receção ao Gil Vicente (2-1)

Esteve à vista novo desaire da equipa de Jorge Jesus, mas desta vez os descontos deixaram um sorriso no rosto dos adeptos benfiquistas, fruto de uma reviravolta moralizadora.

O FC Porto não lidera por causa da diferença de golos (é 2º classificado), mas continua altamente fiável, apegado às rotinas. Tal como no Bonfim, a equipa de Paulo Fonseca voltou a marcar três golos, e desta vez nem sofreu nenhum. Até os golos de Jackson e de Josué, este de penalty, se repetiram. Quintero é que não marcou desta vez, deixando esse protagonismo para Licá, a principal figura deste início de época azul e branco.
No terceiro lugar está o Rio Ave, a única equipa que ainda não sofreu qualquer golo. Nesta ronda derrotou o V. Setúbal por 2-0, com golos de Lionn e Hassan, e no ar deixa a ideia de que pode espreitar os lugares europeus, objetivo que falhou por pouco na época passada. A equipa sadina, por seu lado, ainda não pontuou.

A dar sequência à boa campanha da época passada está também o Estoril, que integra o grupo de líderes após triunfo em Arouca (1-2). A equipa da casa ficou reduzida a dez elementos logo aos 27 minutos, e está na última posição.

O grupo da frente completa-se com o Sp. Braga, que no encerramento da jornada venceu o Belenenses (2-1), também nos descontos, graças a um golo de Aderlan Santos. 

Cartoon da semana



quarta-feira, agosto 28, 2013

Noites da Liga 02

Noites da Liga: a tertúlia realizada no âmbito da Liga de Treinadores de Bancada do Marco. Gravado em 28 Agosto 2013 no Café Piolho em Marco de Canaveses.

sábado, agosto 24, 2013

 

Sim, é verdade, o 31 e tal..., regressa ao convívio dos treinadores de bancada do Marco. Prometo comentar com total isenção os acontecimentos mais importantes das jornadas futebolísticas cá do burgo e naturalmente a nível internacional e mais importante dar umas" arranhadelas" no âmbito da LTBM.

Esta semana teve inicio o nosso campeonato de futebol, de assinalar o facto de não terem existido empates,uma jornada tranquila sem casos e dentro da normalidade, nada de extraordinário aconteceu.

Aproveito a ocasião para felicitar o Estoril e o Braga pelos resultados obtidos  na liga Europa e uma palavra simpática para o Paços de Ferreira.

Os abutres do futebol  português vão ter que esperar pelo menos mais um anos para que a BRUMA desapareça.

Bruno Alves, viu dois cartões amarelos em três minutos e foi expulso, há coisas que, francamente, só acontecem na Turquia.

Para reflexão:
Média de espectadores por jogo na época 2012/2013 na liga Portuguesa.

Porto        30.278
Benfica     42.379
Braga       12.060
Sporting   26.521
Guimarães 12.241

Para terminar desejo boa sorte ao novo núcleo duro da LTBM e já agora um pouco mais de dinamismo em fomentar o nosso espírito de liga.

Abraço meus caros.

sexta-feira, agosto 23, 2013



A MINHA TABERNA


Enquanto não se principia a 19.ª edição da LTBM alguns Treinadores já “abriram as hostilidades” e esta semana recomeçaram as tertúlias radiofónicas, agora designadas “Noites da Liga”, que prometem animar os serões (no mínimo) dos intervenientes.


Jogou-se a 1.ª jornada da Liga Zon Sagres 2013/2014, o FC Porto saiu ileso do “batatal” do Bonfim, o Sporting goleou o estreante Arouca e o Benfica “dançou o bailinho” do Marítimo. Começou bem o Campeonato Nacional!
 
LINHA d’ÁGUA
A Navegar: Sporting.
Ganhou por números bastante expressivos e é o Líder do Campeonato Nacional, um inicio prometedor!

 
A Naufragar: Benfica.
Começou a presente época como tinha terminado a anterior, a perder! Mas a confusão adensa para as bandas da Luz. Futebol apresentado na Madeira é uma confusão, opções do J. Jesus pouco (ou nada) coerentes e, para finalizar, decisões da administração da SAD são uma autêntica trapalhada!


No Fundo: Adeptos do Braga apedrejados à passagem por Guimarães.

Algumas camionetas que transportavam adeptos do Sporting de Braga foram apedrejadas na sexta-feira à passagem por Guimarães, depois do jogo com o Paços de Ferreira, da primeira jornada da I Liga de futebol, realizado em Felgueiras.





^~x~.




A revelação da Semana:
André Silva, 17 anos, um talento na formação?



 
 
 
 
 
 
O FC Porto B foi a Portimão, na 3ª jornada da II Liga, vencer a equipa do Algarve pelo resultado de 0-1, golo obtido aos 13' da primeira parte, pelo júnior de 17 anos, André Silva, numa jogada por ele gizada e concluída com a calma e classe de um experiente executante.

 A imagem da Semana:

 

 

 
 
 
 
 
A Terminar:
Perdoa-me no Estádio da Luz!

Como interpretar a chamada do árbitro de Lisboa (Pedro Proença), considerado “persona non grata na Luz”, para explicar aos profissionais do futebol benfiquistas a nova lei do fora-de-jogo?  - O perdoa-me de Cardozo foi público (Benfica TV), o do árbitro (Pedro Proença) terá sido privado e com direito a alvíssaras!?
 
Saudações Desportivas
JBS

 

terça-feira, agosto 13, 2013



A MINHA TABERNA

Com o intuito de revitalizar o blog “Calinadas da Liga” aproveito o início da presente época desportiva para reiniciar também as publicações da “Minha Taberna”. Por enquanto irei adoptar as rubricas que, desde o inicio, preencheram a publicação que agora se reedita.

Aproveito a oportunidade para desafiar outros Treinadores de Bancada a publicarem as suas considerações aqui no blog pois seria interessante surgir ideias diversas e, se possível, a sua discussão neste espaço.

Após o prelúdio vamos avançar…
Começou, da melhor forma, a época futebolística de 2013/2014 com a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, um belíssimo jogo de futebol onde o FC Porto bateu o V. Guimarães por 3-0. Gostei!

No próximo fim-de-semana principia a Liga Zon Sagres.  Favorito? - É o FC Porto, mais uma vez. Assumo sem qualquer margem para dúvidas.
 
Frase da Semana:
"FC Porto reforçou estatuto de clube com mais títulos"
Paulo Fonseca treinador do FC Porto após vencer Supertaça Cândido de Oliveira.


LINHA  d’ÁGUA

A Navegar: Futebol Clube do Porto
“Mais uma final disputada… mais um troféu para a galeria!” Um jogo a prenunciar uma época com o habitual sucesso desportivo. Mais uma supertaça já cá canta. Foi um jogo bem conseguido e uma vitória justíssima, que só peca por escassa.

Gostei também de Licá, entre os demais jogadores, quando alguns “Treinadores de Bancada” defendiam que esse atleta deveria ser dispensado ele jogou descomplexado e ajudou decisivamente em mais uma vitória do FC Porto calando, por enquanto, os seus críticos.  

A Naufragar: Benfica com pré-época lastimosa.
Admito que - devido ao meu facciosismo - poderei ter observado mal, mas avistei para as bandas da Luz: Assobios e lenços brancos para Jorge Jesus; Derrotas e más exibições; Novela Óscar Cardozo; Negócios, Robertos, marionetas e outras fantochadas...   


No Fundo: Polémica entre Cristiano Ronaldo e José Mourinho.
O treinador português disse que orientou o "verdadeiro" Ronaldo, referindo-se ao jogador brasileiro. Ronaldo reagiu às declarações polémicas de Mourinho e respondeu: "Não cuspo no prato onde comi".  Não havia necessidade!


Saudações Desportivas
JBS